15/02/2024
Todos os Campi

A estudante do curso de Psicologia da Universidade Evangélica de Goiás – Campus Anápolis, Fabiana Almeida, descobriu em 2019 que tinha Lúpus. Ao receber o diagnóstico, a sensação foi de desespero. “Eu fiquei muito desesperada porque até então eu nunca tinha ouvido falar da doença. Além disso, minha aparência física mudou e eu fiquei muito abalada emocionalmente”, conta.

A falta de informação é uma queixa comum entre os pacientes. Foi pensando nisso que em 2014 foi criada a Campanha Fevereiro Roxo, um mês dedicado à conscientização sobre o Lúpus, a Fibromialgia e a Doença de Alzheimer. A campanha tem o objetivo de informar sobre as três patologias. Apesar de diferentes, elas tem em comum algumas características: são crônicas e, até o momento, incuráveis.

A informação e o diagnóstico precoce podem levar esses pacientes a entenderem suas enfermidades e ter qualidade de vida, apesar delas.

Lúpus

O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, o que significa que o organismo produz anticorpos que atacam o próprio sistema. A pessoa costuma ter dores nas articulações, rigidez muscular, inchaços, inflamações nos rins e manchas cutâneas avermelhadas.

Estima-se que no Brasil, cerca de 65 mil pessoas sofram com a patologia. Entre as causas das doenças estão: predisposição genética, questões hormonais e fatores ambientais.

O diagnóstico precoce é muito importante para mitigar os sintomas e garantir uma boa qualidade de vida.

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma síndrome crônica, identificada pelas dores generalizadas pelo corpo, fadiga e falta de sono de qualidade. As mulheres são as mais atingidas pela doença.

O objetivo do tratamento é reduzir a dor da pessoa, para que ela consiga alcançar um estágio de bem estar. A adoção de hábitos saudáveis, como prática de exercícios e alimentação balanceada, podem potencializar o relaxamento e reduzir o desconforto físico.

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo, crônico e de lenta progressão. Mais comum entre idosos a partir dos 65 anos. O sintoma mais comum é a perda da memória recente.

Ainda não se tem certeza sobre o que causa o Alzheimer, mas fatores genéticos e influência ambiental podem desencadear a patologia. A progressão da doença pode causar demência, por isso, o diagnóstico precoce é essencial para garantir a qualidade de vida pelo máximo tempo possível.

Rede de apoio

Quem sofre dessas doenças silenciosas deve contar com uma rede de apoio que entenda e ofereça acolhimento. Foi o que aconteceu com a acadêmica Fabiana. “A família faz total diferença porque além de todo o transtorno da doença, ainda tem o preconceito. Como as pessoas não tem conhecimento sobre a doença, muitas vezes associam com algo contagioso. O apoio da família nessa hora é essencial”, afirma.