17/06/2024

Os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Evangélica de Goiás tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência enriquecedora com a realização de uma viagem a Brasília, capital do Brasil, no âmbito da disciplina de Conteúdos e Métodos do Ensino de Geografia. A excursão proporcionou uma imersão prática e contextualizada nos conceitos e conteúdos abordados em sala de aula.

Inaugurada em 1960, Brasília é um marco histórico e um exemplo notável de planejamento urbano no Brasil. Durante a visita, os alunos exploraram a história da construção da cidade, compreenderam o contexto político da época e refletiram sobre o impacto dessa decisão na organização do território nacional. A cidade de Brasília oferece uma rica oportunidade para entender como o planejamento urbano influencia a vida cotidiana e a geografia do espaço.

A diversidade de elementos geográficos presentes em Brasília, como o Lago Paranoá, as áreas verdes, monumentos e a disposição urbanística peculiar, foram analisados sob a perspectiva geográfica. “Os estudantes relacionaram teoria e prática ao observar a preservação de áreas verdes e tecnologias voltadas para a eficiência energética, discutindo questões de sustentabilidade e educação ambiental”, explica a Profa. Melyssa Villar, responsável pela disciplina Conteúdos e Métodos do Ensino de Geografia.

Brasília, com sua diversidade cultural e social representativa de todas as regiões do país, proporcionou aos alunos uma compreensão aprofundada das dinâmicas sociais e culturais. Esta experiência é crucial para a formação pedagógica, preparando os futuros educadores para lidar com a diversidade nas salas de aula, explica a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Fabrícia Borges.

A viagem também foi uma oportunidade para os alunos desenvolverem roteiros didáticos, que poderão ser aplicados em futuras práticas pedagógicas. “A interação direta com os elementos geográficos da cidade possibilitou a criação de materiais educativos contextualizados e alinhados aos objetivos da disciplina”, acrescenta a Profa. Fabrícia.

"Vivenciar a geografia da capital do país motivou os alunos a desenvolverem um olhar crítico sobre o espaço em que vivem, estimulando o senso de cidadania e responsabilidade social. Experiências como esta são fundamentais para formar pedagogos que proporcionem uma educação contextualizada e enriquecedora", diz a profa. Fabrícia.

A viagem a Brasília representou uma oportunidade única para os alunos do curso de Pedagogia aprofundarem seus conhecimentos em geografia de forma prática e instigante. Esta experiência contribuiu para uma formação mais completa, preparando os futuros pedagogos para oferecer uma educação mais contextualizada e enriquecedora aos seus alunos.