20/05/2024

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, brilharam no 9º Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste (COEMCO), promovido pela Associação Brasileira de Escolas Médicas (ABEM). O evento, realizado em Brasília-DF, de 16 a 18 de maio, reuniu instituições da região para discutir e desenvolver propostas inovadoras para o futuro da educação médica, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema central deste ano foi “Educação médica em defesa da vida: fortalecendo o SUS no Centro-Oeste”.

Na categoria "Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde", o trabalho "Uma Análise da Atenção Básica Através da Territorialização: Um Relato de Experiência", realizado pelos alunos do segundo período Matheus Mendes Mendonça, Sarah Cristina Spies da Silveira, Gerley Adriano Miranda Cruz, Anna Carolina Martins Bandeira e Geovanna Vitória Souza Rodrigues, foi destacado entre os cinco melhores.

Este estudo reflete as aprendizagens obtidas a partir da prática da territorialização na Unidade Básica de Saúde do setor Jardim Esperança, durante a disciplina "Medicina de Família e Comunidade I", no segundo semestre de 2023. Outro trabalho premiado na mesma categoria foi “Relato de Experiência: Trajetória da Curricularização da Extensão no Curso de Medicina”, desenvolvido por Luciana Caetano Fernandes, Priscila Maria Alves Usevicius, Gabriel Neves Amaral e João Pedro Mendes de Souza.

Na categoria “Educação Médica em Defesa da Vida”, os alunos João Marcos Faria Wanderley, Camila Fernandes Magalhães, Joel do Amaral Neto, Rafael Braga de Siqueira e Luciana Caetano Fernandes foram reconhecidos pelo trabalho “Ação Educativa com Refugiados Haitianos sobre Cuidados com a Saúde Sexual”. A pesquisa focou na educação sexual, enfatizando o uso de preservativos para prevenir ISTs e superando barreiras culturais e linguísticas, destacando a importância da empatia e sensibilidade cultural e sugerindo a integração de diversas áreas do conhecimento para uma abordagem mais holística na promoção da saúde dessa população.

Durante a apresentação oral, o estudo "Explorando os Impactos das Telas na Infância: Uma Experiência de Extensão Comunitária", de Camila Fernandes Magalhães, Laura Queiroz Camargos Lopes, Agnes Vieira Gonçalves de Avelar e Fábio Fernandes Rodrigues, conquistou o terceiro lugar na categoria "Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde". O trabalho foi realizada em uma Escola Municipal para conscientizar 24 pais e responsáveis sobre os impactos negativos da exposição excessiva a dispositivos tecnológicos em crianças. A atividade interativa, que abordou temas como distúrbios comportamentais e a gestão saudável do tempo de tela, teve grande adesão e interesse dos participantes.

Além dos trabalhos premiados, outros estudos de destaque apresentados pela UniEVANGÉLICA foram “Amarelinha Ambiental” como Aparato Educativo para Crianças e Adolescentes em Casa de Acolhimento, por Camila Fernandes Magalhães, Eduarda Teodora Rachid Wolpp, João Marcos Faria Wanderley e Luciana Caetano Fernandes, e “A Relevância da Integração entre a Comunidade e Estudantes de Medicina”, por Matheus Mendes Mendonça, Ana Luiza da Silva Bastos, Larissa Silva Campos, Luis Ricardo Lara Pereira, Maria Eduarda Jácome Chrispim e Sarah Cristina Spies da Silveira.

Os trabalhos reconhecidos como "destaque" foram apresentados no dia 17 de maio durante a exposição de pôsteres e receberam o selo de menção honrosa. Os critérios de avaliação incluíram pertinência, integridade, qualidade e coerência, análise e discussão e relevância dos estudos. A UniEVANGÉLICA parabeniza todos os alunos pelo excelente desempenho e pelas contribuições significativas para a educação médica e a saúde pública.