31/05/2024

Os alunos do curso de Engenharia Civil da UniEVANGÉLICA tiveram a oportunidade de visitar as obras da Ponte Estaiada Edenval Ramos Caiado, um projeto aguardado há mais de 30 anos e considerado a maior obra de mobilidade urbana da história de Anápolis. A visita, organizada em parceria com a Prefeitura de Anápolis, proporcionou aos estudantes uma visão detalhada do andamento do projeto, que já está com 35% de suas obras concluídas.

A Ponte Estaiada, que conectará as avenidas Brasil e Pedro Ludovico, destaca-se por sua complexidade e estrutura inovadora, tornando-se um campo de estudo valioso para os futuros engenheiros. "Essa obra é muito importante para nós, estudantes de engenharia, pois nos permite conhecer tecnologias avançadas que não são comuns em Anápolis. Além de ser uma construção impressionante, ela trará grandes melhorias, especialmente no trânsito, que atualmente enfrenta muitos congestionamentos", afirmou Gabriel, aluno do décimo período de Engenharia Civil.

O projeto representa um significativo avanço na mobilidade urbana de Anápolis, conectando os bairros Polocentro e Morumbi e garantindo uma economia de até 20 minutos para motoristas durante os horários de pico. Estima-se que a ponte beneficiará cerca de 15 mil pessoas diariamente, além de desafogar o trevo do Daia, reduzindo o trajeto dos moradores em até quatro quilômetros.

A secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro, destacou a importância das visitas técnicas para a formação dos estudantes. “Visitas técnicas como essas são fundamentais para a formação dos futuros engenheiros. Elas proporcionam uma compreensão aprofundada dos desafios e das soluções envolvidas na execução de grandes projetos. Além disso, permitem que os alunos observem de perto a aplicação prática das mais avançadas tecnologias e metodologias da engenharia, enriquecendo seu aprendizado e preparando-os melhor para enfrentar as demandas do mercado profissional”, frisou.

Com 298 metros de extensão e cerca de 80 metros de altura da base ao topo, a Ponte Estaiada se destaca como um ícone da engenharia viária do município. A obra, que conta com um investimento superior a R$ 125 milhões, é considerada a maior do estado de Goiás na última década e exemplifica a integração entre teoria e prática proporcionada pela UniEVANGÉLICA, preparando seus alunos para os desafios do mercado de trabalho através de experiências práticas e enriquecedoras.