10/02/2023

Alguns dias após a realização do 44º Seminário de Práticas Docentes pela Associação Educativa Evangélica, a professora doutora Cristiane Bernardes, pró-reitora acadêmica da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, destacou que os conhecimentos produzidos no evento já se transformaram em ações concretas de melhoria do ensino na instituição.

“Estamos construindo um futuro brilhante, sempre na vanguarda da produção de conhecimento. A Associação Educativa Evangélica, em seus 75 anos, ofertou e continua ofertando educação de excelência para diversas gerações. Estamos entre as melhores instituições de ensino superior do país. Nosso curso e medicina está entre os quatro melhores do Brasil”, explica Cristiane Bernardes.

O seminário foi realizado dos dias 25 a 27 de janeiro, com ampla programação para a comunidade acadêmica. Durante o evento, como em todas as edições, ocorreu o planejamento das ações institucionais de 2023 para todas instituições de ensino mantidas pela Associação Educativa Evangélica. A Academia de Capacitação Docente (AcDOC) da UniEVANGÉLICA, que promove, semestralmente cursos, tutoriais, podcasts, videoaulas, dentre outros, que visam a capacitação e formação docente continuadas, coordenou a iniciativa.

No primeiro dia, houve, em um formato inovador e disruptivo, a apresentação de pitches dos projetos de extensão de todos os cursos, assim como discussão de temas importantes com experts em Educação. Ainda, um dos destaques foi a palestra ministrada pelo professor Wildenilson Sinhorini, consultor da Hoper Educação. A atividade teve como tema 'O papel docente na gestão do ensino e da aprendizagem'.

Já Augusto Júnior falou sobre 'O educador na era da consciência'. O palestrante é diretor executivo do Instituto Anga, membro do conselho da LIFE SHAPE BRASIL. Faz parte do conselho editorial e é colunista da Revista HSM. É professor convidado da Fundação Dom Cabral, no Prolider e em várias outras iniciativas.

“Foram quase 400 pessoas presentes no 44º Seminário de Atualização de Práticas Docentes, o maior evento de capacitação docente e formação continuada promovido pela AcDOC. Os professores da UniEVANGÉLICA e demais Mantidas da AEE tiveram a oportunidade de ter um momento de imersão para construção de novos conhecimentos, discussão e reflexão sobre sua prática docente no atual cenário da Era da Consciência”, evidencia ainda Cristiane Bernardes.

A configuração inovadora do evento foi evidenciada com a incorporação de elementos de Softskills, como a interação entre pares. A música eletrônica instrumental ao fundo, com a presença de Dj, saxofonista e banda ao vivo foram elementos extras que enriqueceram as abordagens. Os presentes ainda participaram de um Happy Hour na finalização do seminário.

O evento teve como objetivo a integração de todos os participantes. Para isso, foram instalados equipamentos de fotos, com imagens em 360°. A comunidade acadêmica ainda pode imprimir suas fotos e levar como lembrança. Um buffet generoso foi servido a todos, composto por comida de boteco, mesa de frios, doces e picolé, além dos lanches diversos durante toda a tarde.

“Esse ambiente proporcionou o plano de fundo perfeito para a inserção das Hardskills promovidas pelas palestras dos renomados e experientes palestrantes. É importante destacar a apresentação dos projetos de extensão curriculares no formato de pitches, outra inovação. Os coordenadores de curso divulgaram os detalhes de seus projetos nos quais os acadêmicos identificam o problema da comunidade, propõem soluções e desenvolvem projetos inovadores de melhoria das condições da comunidade”, explica ainda a professora doutora Cristiane Bernardes, pró-reitora acadêmica da UniEVANGÉLICA.

Os projetos de extensão integram as grades curriculares dos cursos de graduação e fortalecem o tripé cada vez mais indissociável entre ensino, pesquisa e extensão. Os pitches que mais se destacaram foram premiados com leitores digitais, tablets, assistentes virtuais e notebook. Os participantes, após se cadastrarem no evento e de avaliarem os pitches, puderam também avaliar o evento.

Confira algumas avaliações

“Esse novo formato foi muito interessante”
“Muito aconchegante e interativo”
“Evento muito bem organizado com palestras e temas interessantes e relevantes”