22/09/2023
Campus Anápolis

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta informando que algumas regiões do país pode enfrentar uma onda de calor atípica nos próximos dias. Entre os locais citados, está Goiás e Anápolis faz parte das cidades onde as temperaturas podem ultrapassar os 40º.

Por isso, é importante redobrar os cuidados com esse período, que segundo o Inmet, devem durar mais alguns dias. As crianças, idosos e pets são os que mais sofrem. A primeira recomendação é aumentar a hidratação de todos, inclusive dos jovens e adultos.

“Nessa época, os quadros de desidratação e infecção urinária têm aumentado muito pela maior perda de água devido ao calor, por isso, é preciso beber muita água para compensar o que é perdido”, diz a Médica Pediatra, Talytha da Costa Coelho Sallum.

Outro cuidado que os pais devem ter com os pequenos é quanto ao horário de uso das piscinas. É preciso evitar os horários onde o sol está mais forte. “As piscinas fazem sucesso nessa época. Mas a exposição direta ao sol deve acontecer antes das 10h e após as 16h. Sempre lembrando de passar protetor solar e reaplicar conforme orientação do fabricante”, orienta a pediatra.

Com os idosos, as recomendações são as mesmas. E é importante lembrar que os familiares, tanto de crianças pequenas quanto de idosos, devem oferecer água constante para garantir uma hidratação adequada. A comida também deve ser leve, dando preferências para as frutas e as saladas.

O uso de ventilador, ar condicionado e umidificador está liberado, mas é preciso lembrar que os objetos devem estar limpos e com filtros higienizados.

Seu pet também precisa de cuidados

O seu pet também precisa de cuidados especiais durante esses dias de extremo calor. A primeira dica dos especialistas é deixar sempre uma vasilha de água a mão, lembrando que a vasilha deve estar limpa e a água fresca. “A gente precisa fornecer a maior quantidade de água potável para o animal, então, quanto mais vasilhas a gente conseguir distribuir pela casa melhor porque a água vai estar sempre no campo de visão dele”, explica o estudante de Medicina Veterinária, Luiz Fernando.

Outro cuidado essencial é em relação aos horários de passeio. “É muito importante fazer esses passeios em momentos mais frescos do dia, no início da manhã ou final da tarde. Dessa forma, evita o estresse térmico do animal e lesões que podem ser causadas nas patinhas dos pets”, complementa Luiz Fernando.

É importante cuidar bem do seu pet. E qualquer alteração no comportamento dele, um médico veterinário deverá ser consultado.