27/10/2023

A Escola de Enfermagem Florence Nightingale, localizada em Anápolis e mantida pela Associação Educativa Evangélica, celebrou nesta quinta-feira 90 anos de história. A grandeza desse momento, que contou com a participação de mulheres homens que ajudaram e ainda contribuem para construir sua história, encantou a todos os participantes. A Orquestra do Projeto Criar & Tocar se apresentou no evento, abrilhantando ainda mais a celebração.

Depoimentos de pessoas que têm fortes ligações históricas e emocionais com a Escola arrancaram aplausos e até lágrimas de quem prestigiou a cerimônia, realizada no Salão Nobre Richard Edward Senn, localizado no Colégio Couto Magalhães. Uma palavra foi ministrada pelo reverendo Alex, que falou sobre trechos do livro bíblico de Mateus 5, dentre eles o versículo 15, que diz: "Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa.".

A lamparina se tornou um símbolo da enfermagem pelo trabalho da enfermeira Florence Nightingale, que nasceu na Itália e desenvolveu seu trabalho na Inglaterra. O texto de uma publicação do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) revela que "em suas rondas noturnas, a pioneira da Enfermagem moderna carregava uma lanterna de campanha que iluminava os corredores dos hospitais. A Dama da Lâmpada, como ficou conhecida, virou sinônimo de esperança entre os feridos e levava luz às noites solitárias dos pacientes. Hoje, a lâmpada representa milhões de profissionais pelo mundo e é um dos símbolos que melhor caracteriza a categoria.".

A 'Florence', como é carinhosamente conhecida a escola, contou e ainda conta com profissionais dedicados, que realizam seu ofício com excelência. Uma dessas pessoas é o médico José Joaquim Fortes. "Todos os dias no hospital havia um culto das enfermeiras às seis horas da manhã", relembrou. Esses momentos tinham a participação do médico James Fanstone, fundador da Escola de Enfermagem Florence Nihtingale. "A Escola era um grupo de moças que vinham de vários lugares do Brasil... o Dr. Fanstone tinha um apego tão grande por essas meninas, uma coisa tão forte, eu nunca havia visto nada igual na minha vida", relatou ainda.

Joe B. Wilding, médico do Corpo Clínico do Hospital Evangélico Goiano, exaltou o trabalho do fundador James Fanstone na história da escola e relembrou sobre a grande quantidade de pessoas de todo o país que escolhiam a Florence para estudar. O médico ginecologista e obstetra Edmo de Oliveira Pina destacou que os serviços de saúde dependem do trabalho das enfermeiras e enfermeiros. "Quem realmente trata o doente, quem realmente traz o medicamento ao paciente, quem aplica o medicamento, quem cuida do paciente, quem protege o paciente, lava o paciente é a enfermagem", disse.

Em seu discurso, a enfermeira Maria Sônia Pereira, coordenadora da Escola de Enfermagem Florence Nightingale, expressou seu sentimento nesta celebração de 90 anos da instituição: "agradecer é pouco, mas é o momento que nós temos para rever pessoas, retomar momentos. Eu tenho a oportunidade de ter aqui professoras que se tornaram colegas e amigas, além de colegas de trabalho", ressaltou. Ao final de sua fala, uma série de homenagens foi feita a personalidades importantes para a história da Florence.

Uma das homenageadas foi Ady Ramos, egressa da Escola de Enfermagem Florence Nightingale, onde concluiu seu curso em 1955. Ela contou um pouco de sua história na instituição e demonstrou que a instituição foi e é um local de oportunidades. "Falar da Escola Florence é sempre um prazer", mencionou.

A enfermeira Glaucy Lopes Sakai falou também sobre o papel da escola: "não tem como a gente oferecer isso (a enfermagem) de verdade, se também a gente não tiver o coração que recebe e que entrega esse amor. Quase todas nós que passamos por ali durante anos temos a lembrança da formatura como algo muito importante, muito representativo".

O médico Ernei de Oliveira Pina, vice-presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE), também esteve presente na cerimônia. "a Escola Florence Nightingale é uma das instituições de ensino mantidas pela Associação Educativa Evangélica, o que é uma honra para a instituição, para continuação da história. Nós estamos muito felizes por isso". Ao final do seu discurso, o Reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes; o médico José Joaquim Fortes; o 2º tesoureiro da AEE, Dr. Geraldo Espíndola e o membro dirigente da AEE Anderson Pinangé Silva receberam uma homenagem.