19, May de 2022

A 24ª edição das Surdolimpíadas, um evento organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, do Comitê Olímpico Internacional, foi sediada primeira vez em um país da América Latina . A primeira edição foi realizada em Paris, na França, em 1924.

O evento foi realizado entre os dias 1 e 15 de maio, em Caxias do Sul - RS e contou com cerca de 2 mil surdoatletas, vindos de mais de 80 países. A delegação brasileira foi composta por cerca de 300 atletas de todas as regiões do Brasil.

A Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, teve participação efetiva no evento, sendo representada pelo Coordenador do Programa UniMISSÕES, Pr. Rocindes Corrêa e pela Profa. do Curso de Pedagogia e Intérprete de LIBRAS, Profa. Meire Borges. Eles integraram à equipe do projeto DOT BRASIL, de tradução da Bíblia para LIBRAS, que tem apoio institucional da Associação Educativa Evangélica.

Segundo o Pr. Rocindes Corrêa, a experiência foi inesquecível. "Foi uma oportunidade ímpar, em que surdos e intérpretes de libras brasileiros, familiarizados com o texto Bíblico, puderam servir à comunidade surda internacional com diversas ações durante os eventos oficiais", disse. A equipe da UniEVANGÉLICA conviveu com atletas e com as torcidas, nas concentrações e nas arenas. "Tivemos momentos incríveis de abençoar pessoas, mostrar nossa cultura, servir como intérpretes em situações diversas e, principalmente, compartilhar os valores da Palavra de Deus, para pessoas de muitas nacionalidades, tudo isso na Língua de Sinais", relatou emocionado.