16/05/2024
Todos os Campi

No último dia 14 de maio, a Câmara Municipal de Anápolis promoveu uma sessão solene em comemoração ao Dia do Contabilista, celebrado anualmente. O evento, proposto pelo vereador Hélio Araújo (PL), teve como destaque a entrega de Moção de Aplauso a profissionais exemplares da área, reconhecendo sua contribuição para a sociedade.

Entre os homenageados, diversos egressos da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) foram agraciados com a honraria, demonstrando o alto nível de formação proporcionado pelo Curso de Ciências Contábeis da instituição.

Os seguintes egressos foram agraciados: Ana Lara Silva, André Souza, Artur Ribeiro de Assunção, Camila Moreira de Queiroz, Cristian Ricardo Araújo, David Artur Guardiano da Silva, David Cardoso de Souza, Emerson Gonçalves Silva, Gilvana Costa de Deus Marcelino, Gleyce de Souza Cordeiro, Igor Lima Sebastião, Laísse Cabral Silveira Pinheiro, Lorena Ferreira Nerys, Luana Cristina Rodrigues Caetano, Lucas de Morais Carrijo, Lúcio Marques Canedo, Marcelo Antonio Rodrigues Alves, Mariana Cardoso dos Santos, Rogério Alexandre Silva Maia, Suzana Morais Gonçalves e Taís Mickaely da Silva.

O Professor Ieso Costa Marques, Coordenador dos Curso de Ciências Contábeis da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, esteve presente na cerimônia e parabenizou os egressos pela conquista. "É o quinto curso superior mais procurado do Brasil. Em Anápolis, somos a única Instituição de Ensino Superior privada que tem ofertado vestibular de forma ininterrupta e somamos o maior número de alunos presenciais em sala de aula" destaca.

"Os profissionais da contabilidade garantem que as empresas e indivíduos cumpram as leis fiscais, evitando fraudes e evasões fiscais, o que é crucial para o financiamento de serviços públicos essenciais. Contadores ajudam empresas e indivíduos a planejar suas finanças, investir de maneira eficiente e gerenciar recursos, promovendo a estabilidade econômica", continua o Professor Ieso Costa Marques.

A sessão contou com a presença de autoridades importantes do setor contábil em Goiás, como a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel, e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Goiás (Sescon-GO), Edson Cândido Pinto.

Além disso, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UniEVANGÉLICA, Ieso Costa Marques, prestigiou o evento, destacando o compromisso da instituição com a formação de profissionais capacitados e éticos.

Em seu discurso, o vereador Hélio Araújo ressaltou a importância dos contabilistas na garantia da transparência e conformidade das informações financeiras, além de reconhecer seu papel fundamental no contexto atual, marcado pelo avanço tecnológico e constantes mudanças legislativas.

"A iniciativa de reconhecer e valorizar os contabilistas, especialmente aqueles egressos da UniEVANGÉLICA, demonstra o compromisso da comunidade de Anápolis em enaltecer aqueles que, através de sua expertise e comprometimento, contribuem para o desenvolvimento econômico e social da região", declara a Coordenadora de Acompanhamento de Egressos, Professora Gheysa Espíndola.

História e importância da profissão

A primeira regulamentação contábil realizada em território brasileiro ocorreu em 1870, através do reconhecimento oficial da Associação dos Guarda-Livros da Corte, pelo Decreto Imperial nº 4.475. Esse decreto representa um marco, pois caracteriza o guarda-livros como a primeira profissão liberal regulamentada no país. Contadores fornecem informações financeiras precisas e relevantes que auxiliam gestores e investidores a tomar decisões embasadas, diminuindo os riscos de negócios.

A auditoria realizada por contadores assegura que as demonstrações financeiras das empresas sejam precisas e confiáveis, aumentando a credibilidade das empresas no mercado. Contadores especializados em tributos orientam empresas e indivíduos sobre a melhor forma de cumprir com suas obrigações fiscais, ao mesmo tempo que exploram incentivos e benefícios fiscais.

Além disso, esses profissionais também desempenham um papel importante na elaboração de relatórios de sustentabilidade e na avaliação do impacto social e ambiental das atividades empresariais. E com seus conhecimentos detalhados sobre finanças e controles internos, contadores ajudam a identificar e prevenir fraudes e irregularidades dentro das organizações.

A profissão contábil é um setor importante para a geração de empregos qualificados, contribuindo para a economia e a qualificação da mão de obra no Brasil. Profissionais da contabilidade apoiam o crescimento das pequenas e médias empresas (PMEs) ao oferecer serviços essenciais para a viabilidade financeira e a sustentabilidade dessas empresas, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico local e nacional.

Estude Ciências Contábeis na UniEVANGÉLICA. Acesse www.unievangelica.edu.br e conhece mais sobre o curso