30/06/2022
Campus Anápolis

O angolano Francisco João Vieira, de 29 anos, conquistou uma grande oportunidade de tornar-se modelo profissional. Ele, que mora em Anápolis há 8 anos, participou do programa de intercâmbio e concluiu sua graduação em administração na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA. Ele afirmou que já tem até evento previsto no calendário. O jovem irá participar de uma das etapas do BR Fashion Week, em Brasília, de 16 a 17 de julho.

O sonho de ser modelo existia, porém era necessário algo para que pudesse ser realizado. "Portanto, estando no Brasil depois de 7 anos, no dia 02/02/2022 eu fui ao Detran de Goiânia, tratar o processo de transferência da minha habilitação", narra. "Ao entrar na sala de atendimento, me surpreende uma senhora chamada Ivanete Camargo. Com o espanto e admiração no rosto pela minha presença, ela chamou-me sem mesmo perguntar sobre o assunto que me levou lá, colocou um tanto de perguntas  do tipo: você por acaso é modelo, já procurou alguma agência de moda?", conta ainda Francisco João Vieira.

Ele trabalha como modelo e motorista de Uber para garantir seu sustento. Agora, a grande chance como profissional da moda parece estar mais próxima que nunca esteve, graças ao encontro com Ivanete, servidora do Detran. Ele destaca que ela contou sobre "seu breve trajeto no mundo da moda". Ivanete ainda destacou "as qualidades e potencial" de Francisco, que já havia feito alguns trabalhos, mas ainda necessitava de um impulso.

"De imediato ela pediu a minha documentação e começou a procurar no Google agências em todo Brasil pra fazer a minha inscrição. Imprimiu uma lista e sugeriu que eu fosse mandando mensagem pra eles. Várias agências queriam que eu fosse fazer o _casting_, e uma delas foi a TM Model Goiânia, que na qual estou hoje  sendo agenciado por eles desde o dia 10 de fevereiro  e também responsáveis pela realização do BR Fashion WEEK edição de Brasília", relata o jovem administrador formado na UniEVANGÉLICA.

Ele afirmou ainda que recentemente começou a ser agenciado pela Skymodel, agência no Rio Grande do Sul. "Em geral estou trabalhando na consolidação da carreira, divulgação de imagem e do potencial, e também possíveis parceiros. O BR Fashion Week, será o meu primeiro grande evento que irei participar, mas anteriormente já tive a oportunidade de fazer outros trabalhos de marcas de roupa da loja Flor de Filó", destaca.

Sonho

Francisco carrega desde criança o sonho de ser modelo: "Além de crescer vendo os ensaios de desfile do vizinho da casa ao lado em que eu morava em angola, eu sentia que algo que me atraía, e por outro lado as pessoas ao redor também enchiam e alimentavam esse pensamento em mim ao verem a minha estatura (desde a altura, estilo, cabelo e outras características)".

"Mas esses desejo nunca foi levado tão serio, devido a própria descrença no mercado em que eu estava (angola), era algo difícil, de se inserir e tentar construir uma carreira na área", destaca ainda.

Francisco afirma ainda que está aberto a parcerias. Conheça seu trabalho pelo seu Instagram @franciscoquares

Texto: Felipe Homsi

Foto: divulgação