05/06/2023

Colaborar e incentivar a sustentabilidade e a conservação da natureza também faz parte do compromisso da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) com a sociedade, traduzido por meio da Responsabilidade Social. Neste dia, conheça um pouco sobre o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e as iniciativas desenvolvidas em questões ambientais.

Em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, a conservação ambiental se tornou uma necessidade urgente. É crucial compreendermos que nossas ações diárias impactam diretamente o meio ambiente e, consequentemente, o futuro das próximas gerações.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho e foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. É um dia dedicado à conscientização e ação global em prol da proteção do meio ambiente. Cada ano, o evento é organizado em torno de um tema específico, com o objetivo de promover ações concretas e engajar governos, empresas e cidadãos na busca por um futuro mais sustentável.

Sobre o NEA

O Núcleo de Educação Ambiental foi criado em 2016 por docentes do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA), que atua comprometida com o desenvolvimento de estudos e pesquisas interdisciplinares em questões ambientais.

São conduzidos constantemente programas e atividades educacionais, políticas e ações de educação ambiental na instituição. Uma delas, o Circuito Ambiental, proporciona a transformação de alguns laboratórios da Universidade em estações de Energia, Meteorologia, Solo e Biodiversidade, onde os participantes podem passear, conhecer e discutir temas. Agora, no mês de junho, duas datas já estão previstas para a realização do circuito: dia 13 e 27.

A Escola da Natureza é mais um projeto em andamento, realizado na Estação Experimental do Cerrado, na Fazenda Betel, que leva crianças em situação de vulnerabilidade social para um dia de descontração. Em cada edição, os participantes realizam atividades como aulas de reforço e música, com o objetivo de proporcionar a compreensão sobre o convívio com a natureza e os elementos naturais.

O NEA também atende demandas internas e externas, realizando atividades, ministrando aulas, viabilizando palestras com a temática ambiental.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Este dia nos convida para uma abordagem consciente, atitudinal e sustentável em todas as esferas da vida, desde o consumo responsável até a adoção de práticas amigáveis ao meio ambiente em nossas empresas. Uma chamada para repensar nossos hábitos dentro de casa e no ambiente universitário - reduzindo desperdícios, promovendo a reciclagem, reutilizando e adotando uma postura de respeito à natureza em todas as nossas ações.

Participe ativamente! Compartilhe conhecimentos e experiências, engaje-se nas ações que promovam a sustentabilidade.

Cine Ambiental na Praça

Para dar ajudar você no pontapé inicial, temos um convite especial: hoje, o NEA promoverá o Cine Ambiental na Praça, um evento gratuito e aberto ao público, que contará com a exibição do curta “Cerrado de Volta: A Restauração na Chapada do Veadeiros”, para refletir sobre a preservação do meio ambiente.

Será hoje, às 19h, na área de convivência da UniEVANGÉLICA. Participe! Seja parte dessa transformação!