05/12/2023

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Civil da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA visitaram no último sábado a unidade da montadora CAOA no Distrito Agroindustrial de Anápolis - DAIA. A empresa existe há 44 anos e já comercializou quase 2 milhões de veículos. Está presente também em Jacareí (SP).

O professor Rosemberg Fortes Nunes Rodrigues, que leciona nos três cursos, acompanhou os alunos. Ele destacou a importância da iniciativa para a formação acadêmica dos estudantes: "passamos pelos vários setores da fábrica. Em um primeiro momento, os acadêmicos tiveram contato com o setor de segurança do trabalho, um momento importante para conhecer um pouco mais a respeito dos equipamentos de proteção individual e demais assuntos relacionados ao ambiente seguro de trabalho", destacou.

Após essa etapa da visita, o grupo foi recebido por Naftali Oliveira, Engenheiro de Manutenção da CAOA. O executivo detalhou o trabalho desempenhado pelas equipes de montagem, que são divididas em turnos. Explicou ainda a importância da gestão e liderança no chão de fábrica, para que o processo de fabricação seja adequado em todas as fases. "Passamos em vários setores da CAOA, como o Body Shop, onde é feita a soldagem, montagem do chassis e ainda o recebimento de várias peças". Eles acompanharam todo o trajeto até a finalização do chassis, momento em que começa a pintura.

Para o professor Joaquim Orlando Parada, coordenador dos cursos de Engenharia da UniEVANGÉLICA, "a oportunidade de conhecer uma montadora é uma experiência que gera conhecimentos importantes para toda a vida profissional dos estudantes. A UniEVANGÉLICA ultrapassa as barreiras das salas de aula e prepara os seus futuros engenheiros para o mercado de trabalho".

É um longo caminho até que o veículo esteja pronto para ser repassado às concessionárias e, só então, para os consumidores finais. "Do ponto de vista da engenharia, é uma engrenagem excepcional. Existem etapas de descontaminação do veículo, finalização, vedação e muito mais, tudo para que o produto final esteja impecável. E tem ainda os testes, para verificar marcha, aceleração, frenagem, iluminação e ainda testagem em pistas específicas compõem esse trabalho. Um profissional capacitado realiza manobras em ambientes controlados, verificando condições das peças, para verificar se alguma não está solta". Os acadêmicos participaram de algumas etapas dessas verificações.