29/08/2022
Campus Anápolis

O curso de Engenharia de Software da Universidade Evangélica de Goiás, em parceria com CEITec – Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Anápolis, promove uma ação de fomento à participação da mulher na área de inovação e tecnologia.

Como parte desse processo, estudantes do ensino médio da cidade de Anápolis e acadêmicas do curso de Engenharia de Software participaram recentemente de um encontro na sede do CEITec, com o objetivo de trocar experiências e dialogar sobre as possibilidades que essa área profissional oferece às profissionais.

As estudantes do ensino médio que estiveram presentes são do curso de montagem e manutenção de computadores, ministrado no CEITec. A iniciativa, voltada exclusivamente para mulheres, é coordenada pela professora mestre Natasha Sophie Pereira, coordenadora do curso Engenharia de Software na UniEVANGÉLICA. Colaboram também a editora científica do Portal de Periódicos Eletrônicos, Adriana Sodré e as acadêmicas Julia Botelho, Raphaella Paolla, Gabriele Cardoso e Luana Lucieli.

De acordo com informações fornecidas pela Prefeitura, a presença feminina na execução de tarefas como criar sistemas de computador, montagem e desmontagem de computadores, trabalhar com rede e comunicação ou desenvolvimento de software tem aumentado. Nos últimos cinco anos, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, registrou crescimento de 60% na ocupação por mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI).

"Ao apoiar esta iniciativa, nosso objetivo é fomentar o acesso da mulher em uma área cheia de oportunidades de trabalho. É um mercado promissor, com bons salários para quem busca a qualificação permanente. Esse encontro entre acadêmicas e estudantes do ensino médio foi importante para despertar o interesse dessas meninas pela área antes mesmo que ingressarem no ensino superior. Estamos montando um projeto junto com a prefeitura, para trabalhar diversos cursos voltados para mulheres mostrando que a área de TI não é só lugar de homem", declara Natasha Sophie Pereira, coordenadora do curso. Está previsto ainda a criação em breve de um curso de programação e informática básica para mulheres.

"Nesse primeiro encontro, nosso curso visitou o CEITec e algumas alunas nossas conversaram com alunas do ensino médio que estão fazendo o curso de montagem e manutenção de computadores contando um pouco sobre o curso e sobre a experiência delas na área de tecnologia", destaca ainda a professora Natasha.

No encontro, as jovens, que estão concluindo o curso de montagem e manutenção de computadores, conheceram as inúmeras áreas de atuação profissional que o curso de Engenharia de Software possibilita. Foram muitas perguntas respondidas, exemplos dados e troca de experiências. “É mais uma demonstração da responsabilidade social da Prefeitura de Anápolis com a inclusão da mulher em todas as áreas do mercado de trabalho”, destaca o secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins.

Inovação e tecnologia

Aluna do curso de montagem e manutenção de computadores, Vanessa Santos acredita que muitas mulheres são capazes de atuar na área, mas ainda não conhecem sobre o tema. “Precisamos nos capacitar, nos informar, porque envolve tecnologia. É a tendência do momento”, afirma.

A universitária Julia Botelho, que cursa Engenharia de Software, acredita que ações como essas trazem confiança e novas oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho. “No meu caso, não tinha referência na área. Hoje, queremos mostrar para elas a real possibilidade de carreira”, conclui, apostando no sucesso.

Curso Engenharia de Software

Falar em Engenharia de Software é falar em futuro, em tecnologia, em paixão pelos novos desafios. E essas são as principais qualidades daqueles que decidem embarcar nos desafios dessa profissão que sempre se destaca pela importância e alto grau de complexidade. Para esses profissionais, os desafios são apenas mais um obstáculo que precisam enfrentar para alcançar resultados impecáveis. 

O mercado é muito receptivo para os engenheiros de software, que podem projetar, testar e até fazer a manutenção de softwares, sistemas, aplicativos, jogos e plataformas digitais. Eles são responsáveis, por exemplo, por tudo o que está dentro de um celular comum. E é por isso que os profissionais são tão importantes, uma vez que o que fazem está diretamente ligado com o que as pessoas mais utilizam no cotidiano, tanto para trabalhar quanto para se divertir e passar o tempo.  

Ao longo dos períodos de Engenharia de Software, os alunos da UniEVANGÉLICA aprendem os processos de produção e manutenção de software para que ofertem melhorias, produtos de qualidade, custos reduzidos e alta produtividade. Para isso, são inseridos numa realidade prática e desafiados a utilizarem todos os conhecimentos que possuem para que sejam profissionais qualificados, éticos e humanos, buscando sempre atender da melhor forma as necessidades do próximo. 

CEITec

O Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEItec), que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda de Anápolis, foi instalado em 8 de agosto de 2020. Tem como objetivo integrar as iniciativas do poder público, da iniciativa privada e da universidade, em um mesmo ambiente, com intuito de promover o desenvolvimento econômico da região.

O CEItec oferece estrutura e suporte para abertura e atração de empresas, startups, aceleradoras de empresas, centros de inovação das instituições universitárias, capacitação profissional e políticas de incentivo à tecnologia e inovação. Um novo ciclo desenvolvimentista, que seria a Economia da Inovação. Atua como uma Fábrica do Empreendedor (da abertura do CNPJ a consultorias e linhas de créditos).

No CEItec os jovens empreendedores podem aprender como fazer e lidar com patentes; como obter financiamentos e, ainda, funciona como incubara de negócios. É o vetor que impulsiona o lançamento do POLItec – Polo Industrial e Tecnológico de Anápolis, um novo complexo industrial sustentável. Abriga empresa de base tecnológica e baixo impacto ambiental.

O que é uma startup?

Startup é a designação dada para empresas inovadoras com rápido crescimento e cujos modelos de negócios podem ser replicados. O modelo de negócios de uma startup é baseado na inovação, sendo que um dos principais objetivos é crescer em ritmo rápido, conquistando o mercado através da criação de um produto ou serviço. São adotadas metodologias como o growth hacking (começar algo), que tem como objetivo potenciar a empresa a crescer de maneira rápida e sustentável.