27/09/2022

O coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA e coordenador do curso de Educação Física da instituição, professor doutor Iransé Oliveira Silva, participa neste momento do Congresso Mundial de Trilhas, realizado na Ilha de Skiatos (Grécia) até o dia 30 de setembro.

"É uma oportunidade de compartilhar conhecimento e ampliar a rede de relacionamentos da instituição. São diversas sessões temáticas realizadas. Ao final de uma delas, um dos patrocinadores do evento demonstrou interesse no projeto da UniEVANGÉLICA chamado 'Passaporte digital', um aplicativo móvel desenvolvido para trilhas de longas distâncias", destaca Iransé.

O aplicativo é fruto da tese de doutorado realizada pela professora mestre Natasha Sophie Pereira, coordenadora do curso de Engenharia de Software da UniEVANGÉLICA. Natasha é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente.

"Em breve esse projeto ganhará o mundo. Estamos no caminho certo, criando produtos relevantes para diversas comunidades. Esse APP auxiliará os usuários das trilhas de longo curso informando o trajeto, os checkpoints, todos os pontos de apoio e atrativos ao longo do trajeto e gera um certificado ao final do percurso. É uma ferramenta excelente para dar segurança ao usuário e registrar toda a experiência com interface para as redes sociais", explica ainda Iransé Oliveira Silva.

A ferramenta gera ainda relatórios importantes para a governança das trilhas, fortalecendo o comércio instalado ao longo dos percursos e desenvolve o potencial turístico na região que for implantado, uma vez que os dados poderão ser utilizados por empresas e até mesmo o poder público. "Já existem passaportes para trilhas, só que no formato impresso. A versão digital com estas funcionalidades é uma novidade no mundo", conclui o professor Iransé.