08/09/2022
Campus Anápolis

Narrar a história de Cândido Mariano da Silva Rondon, conhecido na história nacional como Marechal Rondon, é uma tarefa que exige conhecimento e dedicação. Utilizar selos para contar a trajetória desse que é um dos maiores heróis nacionais se torna um desafio ainda maior. E foi isso que Maurício Melo Meneses, membro associado da Associação Educativa Evangélica, empreendeu.

No dia 20 de setembro, terça-feira, Maurício estará na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA para lançar seu livro 'Rondon, o marechal da paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia'. O evento de lançamento será realizado a partir das 19 horas, no prédio da pós-graduação. 

"Sou um eterno admirador de Marechal Rondon, figura essencial em nosso país para a construção das linhas telegráficas, integração nacional, abertura de estradas, demarcação de divisas e ainda preservação da cultura indígena. Seu trabalho teve tanto impacto que foi citado por Carlos Drummond de Andrade, Theodore Roosevelt, Jaguaribe de Matos, Darcy Ribeiro, Manuel Bandeira e ainda foi indicado pelo cientista Albert Einstein para receber o Prêmio Nobel da Paz", destaca Maurício Melo Meneses.

Marechal Rondon foi militar, estudioso das ciências físicas e naturais. Estudou na Escola Mestre Cruz e na Escola Pública Professor João B. de Albuquerque. Em 1879 entrou para o Liceu Cuiabano e em 1881 concluiu sua formação para tornar-se professor. Ainda concluiu seus estudos na Escola Militar no Rio de Janeiro e na Escola Superior de Guerra.

"No livro, apresento relatos interessantíssimos sobre a vida de Marechal Rondon. Esse personagem fascinante da nossa história foi peça-chave para nossa cultura e ainda atuou na solução de conflitos na América Latina. Tenho um profundo interesse pela filatelia. Além de colecionador, faço parte de diversas entidades filatélicas brasileira. Por isso, a ideia de compor uma obra ilustrada com selos. Eu trabalho para que não seja mais um livro. Quero que seja um projeto de educação", destaca Maurício Melo Meneses, membro dirigente do Conselho de Administração da Associação Educativa Evangélica.

AEE

Maurício Meneses possui uma forte ligação com a Associação Educativa Evangélica (AEE). Estudou no Colégio Álvaro de Melo, localizado em Ceres (GO), mantido pela AEE desde 1947. "Foi naquela época que minha paixão pela filatelia começou. O filho de um dos missionários de Ceres me deu um selo, sendo esse o início da minha coleção", relembra Maurício Melo Meneses.

Concurso

O projeto pedagógico do livro de Maurício Melo inclui a realização de concursos de redação em instituições de ensino localizadas nas cidades onde a publicação é lançada. Esses concursos são voltados a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Durante a palestra que o autor realizará em Anápolis, estudantes das escolas mantidas pela Associação Educativa Evangélica serão premiados. São elas: Colégio Couto Magalhães (Anápolis e Goianésia) e Colégio Álvaro de Melo (Ceres).

Durante o lançamento, Maurício realizará uma palestra com foco na leitura, escrita e história. Serão cerca de 40 minutos de apresentação com uma dinâmica interativa entre os presentes. O seu desejo é que, em especial no ano do bicentenário da Independência do Brasil, Marechal Rondon seja conhecido “como um grande defensor da causa indígena e o responsável pela unificação brasileira, por conta de seu trabalho na área das comunicações: foi ele quem atuou para ampliar a rede telegráfica do país, num período em que este era o principal meio de comunicação”.

“Eu chamo o Rondon de o soldado cientista. Por onde ia, coletava materiais importantes de vegetações, fora nascentes de rios. Foi um desbravador brasileiro”, destacou ainda.

Biografia

Maurício Melo de Meneses é casado há 38 anos, tem dois filhos e três netos. É membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e já foi presidente do Mackenzie de 2013 a 2016. Ele também já atuou como membro do Conselho de Curadores do IPM por dois mandatos, tendo sido também presidente do Conselho Deliberativo da mesma instituição de 2010 a 2013.

Além do livro 'Rondon, o marechal da paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia', Meneses ainda é autor da obra 'Cristianismo Reformado - Uma História Contada por Meio da Filatelia', que foi também traduzido para o inglês como 'Stamps of the Reformation - An Illustrated History Through the Centuries'.

Com carreira profícua, já foi presidente dos Gideões Internacionais no Brasil, diretor geral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, presbítero por 32 anos na Igreja Presbiteriana de Cuiabá-MT (sendo hoje presbítero emérito), membro da Executiva do Presbitério de Cuiabá por 22 anos e primeiro-secretário do Sínodo Mato-Grossense e do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) de 1986 a 1994.

É graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Mato Grosso, pós-graduado em Heveicultura pela Universidade Federal do Pará. Meneses ainda possui cursos complementares, tais como: Escola Superior de Guerra; Liderança Avançada pelo Instituto Haggai; Seminário Internacional de Lideranças (The Gideons – Nashville, EUA 2004/2006/2012) HSM e Hoper. Ele é conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa-IBGC e atua também como empresário no segmento de entretenimento familiar há 28 anos.

Meneses atua ainda como conselheiro, desde 2018, da Associação Educativa Evangélica (Goiás); é diretor do Institute Athnos; membro titular das Academias Mackenzista de Letras (AML) e Evangélica de Letras do Brasil; membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; membro honorário da Aeronáutica do Brasil; presidente Nacional dos Gideões Internacionais, desde 2016. É conselheiro, desde 2020, do Conselho da Escola Presbiteriana de Cuiabá; e membro do Conselho Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso.

Ele recebeu os títulos de Cidadão Honorário das cidades de Cuiabá (MT), de São Paulo (SP) e do Estado do Mato Grosso, a Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico do Brasil, a Comenda da Ordem do Mérito Militar e a Medalha Barão de Melgaço do Exército Brasileiro.

Atualmente, é presidente da Academia Brasileira de Filatelia e membro da  Sociedade Filatélica Paulista, Associação Brasileira de Filatelia Temática e diversas outras entidades e grupos de colecionadores de selos.

Serviço

Evento: Lançamento do livro “Rondon, o marechal da paz - A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia”
Autor: Maurício Melo Meneses
Local: prédio da pós-graduação da UniEVANGÉLICA
Data: 20/09/2022 - terça-feira
Horário: 19h00