06/10/2023

Começou ontem, 05, o 1º Congresso Integração Fé & Aprendizagem , realizado pela Associação Educativa Evangélica (AEE). O evento reúne educadores de escolas e do ensino superior de todo o Brasil e também líderes religiosos. O objetivo é falar sobre a importância da fé e aprendizagem e aprender como integrar isso em instituições de ensino confessionais.

“Esse é um momento inspirador, estamos rompendo uma inércia em nosso país, pode ter certeza disso. Temos convicção que esse é um tempo muito relevante e precioso”, fala o Capelão Institucional da AEE, Pr. Heliel Gomes de Carvalho.

“Estamos honrando a história de nossos fundadores, que acreditaram na confessionalidade e deixaram uma marca na vida de todos nós. Que possamos aprimorar, conhecer, aperfeiçoar e sermos desafiados durante esse congresso”, diz o Reitor da Universidade Evangélica de Goiás, Prof. Carlos Hassel Mendes.

“Hoje é um dia histórico. Há cerca de cinco anos, incomodados em aprimorar nossa confessionalidade e impactados pela expressiva referência de algumas universidades norte-americanas decidimos como instituição que caminharíamos nesta direção buscando ter maior relevância naquilo que já fazíamos aqui. E hoje estamos vendo isso ser concretizado”, diz o Presidente da AEE, Augusto Ventura.

O diretor do Colégio Couto Magalhães de Anápolis, Prof. Paulo Alberto dos Santos falou sobre uma dúvida de muitos educadores: como falar em fé? “A proposta não é ser cercado, mas ser centrado. É ter relações com qualquer tipo de pensamento porque temos segurança que estamos centrados e ancorados no que acreditamos, que é a Palavra de Deus”, explica.

O Prof. Paulo também explica que é preciso ser mais relacional do que proposicional e mais descritivo do que prescritivo e entender que toda verdade é uma verdade que vem de Deus. “A busca pela verdade rompe fronteiras e nos aproxima do Criador. Além disso, as pessoas que queiram exercer a sua função dentro desses fundamentos, busquem alguns atributos: devem ser holísticos, integrados, diversos, engajados e focados. Com esses atributos sendo desenvolvidos, nós conseguimos estar dentro desses fundamentos e alcançar a vida de cada vez mais pessoas, impactando a sociedade que nós vivemos”.