14/11/2023

A Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA participa das discussões sobre a construção do Plano Nacional de Educação 2024-2034. Os debates, que envolvem diversas organizações e entes públicos, ocorrerão em meio à realização de várias etapas da Conferência Nacional de Educação 2024 (CONAE).

Nesta terça-feira (14), o Reitor Carlos Hassel Mendes, o Coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu, Professor Iransé Oliveira e Silva e o Coordenador do Departamento de Filantropia e Assistência Social da UniEVANGÉLICA (UniSOCIAL), Wander Lúcio Braga e Souza, estiveram presentes na Etapa Intermunicipal da CONAE, que ocorreu na Universidade Estadual de Goiás - Campus Anápolis II.

Em seu discurso, Hassel demonstrou sua expectativa de que as discussões possam contribuir para a melhoria da educação. "Acho que esse é o objetivo que nos traz aqui nesta manhã, fazermos discussões saudáveis, propositivas, discussões que possam avançar naquilo que todos nós esperamos, que é ter uma educação de qualidade, ter uma educação que possa fazer com que as pessoas cresçam, se desenvolvam e possa, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento do país. Porque essa educação, se ela não produzir esses efeitos, ela perde a sua essência", declarou.

O Reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, evidenciou ainda que a Educação não deve ser tratada como um patrimônio pessoal ou institucional, mas sim coletivo. "E se essa educação não servir para a melhoria da qualidade de vida da população... ela perde o sentido", disse ainda.

CONAE

A Conferência Nacional Educação (CONAE), edição 2024, foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República por meio do Decreto Presidencial nº 11.697/2023/2023.

A Conferência tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

O Ministério da Educação (MEC) é responsável pela promoção da Conferência Nacional, que será precedida de conferências estaduais, distritais e municipais. As conferências serão articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

A Conferência Nacional Extraordinária será desdobrada em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no documento referência que será elaborado pelo FNE.