07/03/2023

Imagina ter acesso ao mundo da ciência e ainda propor soluções para o meio ambiente. Essas estão entre as principais propostas do Circuito Ambiental Agnes W. Chagas, promovido pela Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA. A ação tem por objetivo promover atividades educativas com debates e busca de soluções para questões ambientais com alunos do ensino básico e universitário.

"A Política de Desenvolvimento Sustentável e de Educação Ambiental da instituição inclui o projeto Circuito Ambiental, que tem como finalidade trabalhar questões socioambientais com alunos da rede municipal, estadual e privada de Anápolis, bem como acadêmicos dos cursos de graduação da UniEVANGELICA", explica a professora doutora Giovana Galvão Tavares, vice coordenadora institucional do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente e coordenadora do circuito.

A geração de debates socioambientais e o incentivo à curiosidade dos estudantes participantes são pontos altos das ações desenvolvidas, que possuem caráter multidisciplinar, com apresentação de conhecimentos sobre os mais variados campos do saber.

"Queremos que os alunos da Rede Municipal e os graduandos da UniEVANGÉLICA busquem, por meio dessa proposta, soluções para as mais diversas questões socioambientais atuais. Essa é ainda uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre as ações e programas da instituição, que possui um foco voltado ao fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão", adiciona ainda Giovana Galvão Tavares, coordenadora do  Circuito Ambiental.

Confira a programação

Os Circuitos ocorrerão nos dias 07 e 21 de março, 04 e 18 de abril, 02, 16 e 30 de maio, 13 e 27 de junho de 2023 com escolares da rede pública municipal. E no dia 09 de março de 2023 será com os alunos do 1º. Período do Curso de Medicina.

O circuito

O Circuito Ambiental é uma visita guiada a espaços institucionais da Unidade Experimental da UniEVANGÉLICA denominados Estações, com acompanhamento de técnicos, professores e monitores.

Laboratório de Solos
Laboratório de Análise de Água
Laboratório de Biodiversidade
Laboratório de Maquetes (Centro Tecnológico)
Laboratório de Usina Fotovoltaica
Estação Meteorológica

Em cada um desses locais serão abordados temas específicos: clima e mudanças climáticas; desastres socioambientais; fontes de energias renováveis; contaminação e poluição das águas; conservação da biodiversidade e dos solos, dentre diversos outros assuntos. por meio de atividades guiadas, os visitantes aprenderão sobre a importância dos recursos naturais e de sua conservação, além da relação entre sociedade e natureza.

Nas etapas do circuito haverá totens indicativos para sinalização dos espaços, com itens interativos - um QR Code direcionará para um site que terá diversas informações socioambientais e curiosidades sobre o meio ambiente. Cada visitante receberá no final do trajeto um kit como lembrança, que conterá diversos objetos educativos.

Interessados em conhecer o Circuito Ambiental da UniEVANGÉLICA, seja individualmente ou em grupo, podem procurar a coordenação da iniciativa, pelo e-mail nea.unievangelica@outlook.com ou pelo telefone 62 3310-6759.