22/02/2023

Uma Aula Magna para ficar guardada nos corações do calouros do curso de Medicina da UniEVANGÉLICA que que ingressaram no primeiro semestre deste ano. O médico e deputado federal Zacarias Calil Hamu (Zacharias Calil) esteve na instituição para das as boas-vindas aos futuros médicos.

Em sua apresentação, contou sua trajetória médica, em especial as cirurgias para separação de gêmeos siameses que lhe garantiram notoriedade internacional. Calil foi indicado em 2019 ao Prêmio Nobel de Medicina, por seu trabalho no tratamento de doenças raras, como a separação de gêmeos siameses, síndrome do lobisomem e também pelo desenvolvimento de medicamento para tratar hemangiomas em crianças.

Durante a Aula Magna, foi feito o anúncio de Zacharias Calil como mais novo pesquisador da UniEVANGÉLICA - o médico e deputado atuará junto à Pós-graduação Stricto Sensu na área de farmacologia, com o objetivo de estudar novos tratamentos para doenças pulmonares. O presidente da Associação Educativa Evangélica e chanceler da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, Augusto César Rocha Ventura, destacou a importância da solenidade para os calouros e evidenciou o a excelência do Curso de Medicina da instituição.

"Nós temos formado pessoas de destaque na sociedade. Nós não temos dúvidas de que vocês, que estão ingressando aqui, vão ser pessoas que vão se tornar profissionais com impacto na sociedade. Vocês escolheram o lugar certo, vocês escolheram uma universidade que prima pela excelência no conhecimento, que prima pela excelência ê pelo cuidado da pessoa, de modo que você aqui não é só o número", declarou o chanceler e presidente Augusto Ventura.

Ele evidenciou que os futuros médicos jamais devem se esquecer das pessoas. Augusto Ventura citou o texto bíblico de provérbios 21:13: "Aquele que tapa os seus ouvidos ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido.". Destacou ainda a importância de um espírito de assistência e obrigação social. "Só teremos um mundo melhor se nos importarmos uns com os outros", disse ainda.

Aula Magna

O médico e deputado federal Zacharias Calil avaliou a receptividade dos novos acadêmicos de Medicina da UniEVANGÉLICA: "muito positivo. São alunos que estão ávidos pela educação, pelo que vão encontrar pela frente". Pontuou ainda que observou "todo mundo com foco, que é o curso de Medicina, que é uma grande realidade e uma grande realização, não só para eles, como para seus familiares".

Ele falou sobre a necessidade de uma formação acadêmica em Medicina que tenha o foco principal no paciente. "Eu vejo isso como uma grande importância. A função do médico é o paciente, é cuidar dele, não só da doença, mas da espiritualidade, para que ele tenha confiança em você, você tenha respeito pelo paciente, pela dor que ele está sentindo naquele momento. Nunca abandonar seu paciente e estar ali sempre presente do lado dele, para que ele possa ter um tratamento, uma qualidade muito melhor", disse Calil.

Zacharias Calil ainda mencionou a relevância em fazer parte de pesquisas na Universidade Evangélica de Goiás. "Uma pesquisa muito importante do ponto de vista de tratamento das má-formações vasculares, que pode inclusive incluir o câncer", explicou. Ele ainda indicou que os jovens calouros de Medicina poderão ter um futuro brilhante pela frente.

"Eu acho que a medicina é uma evolução e os alunos superando seus mestres... Isso aí pode acontecer, sim, com qualquer aluno que esteja na nossa especialidade, que se interesse", afirmou.

Reitor

O reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, demonstrou seu entusiasmo com a participação de Zacharias Calil na acolhida de Medicina 2023/1. "Foi um momento muito especial para nós, instituição, para o curso, a gente percebeu no olhar, não só dos acadêmicos e acadêmicas, mas dos pais, dos familiares, dos nossos professores uma expectativa, uma alegria muito grande em conhecer um pouco mais do trabalho do Dr. Calil", declarou.

Para Hassel Mendes, "foi uma manhã primorosa, que abre horizontes, abre a nossa mente, a nossa cabeça, nos recoloca dentro do espírito da medicina, do serviço. Medicina não é glamour, é trabalho, é luta, é dedicação, é esforço físico, mental, para superar as dificuldades, especialmente no atendimento da população mais carente, do atendimento à população mais pobre".

O reitor da Universidade Evangélica de Goiás chamou a presença de Calil de uma "verdadeira aula de como se preparar para ser um médico verdadeiro, no sentido da palavra, de um sacerdote". Para ele, é necessário que os futuros médicos estejam preparados para atuar em benefício da população. Citou ainda sua expectativa para a pesquisa que será realizada pelo médico e pesquisadores da instituição, algo que pode ser usado em prol da comunidade e ainda ter alcance mundial.

Curso de Medicina

O Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA possui Nota 5 no MEC, é acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas e é considerado um dos quatro melhores do país. "O problema não é ser nota 5, é manter nota 5 e a gente tem um apoio institucional muito grande. A mantenedora dá todo apoio à medicina, nós temos uma infraestrutura fantástica, em termos de laboratórios", declarou Carlos Hassel.