07/12/2022
Campus Anápolis

O advogado, jurista e professor Augusto Zimmermann esteve recentemente na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA para o lançamento do seu livro Cosmovisões do Direito no Mundo Cristão, publicado pela editora EDA. A obra trata das teorias do Direito oriundas da civilização ocidental.

Conforme informações editoriais da publicação, o livro demonstra que a Teoria do Direito apresenta-se como um rico mosaico indispensável à formação de operadores do Direito mais competentes e esclarecidos. Além dos capítulos acerca do jusnaturalismo (Capítulo 1), juspositivismo (Capítulo 2) e teorias jurídicas evolucionistas (Capítulos 4 e 5) – segundo as quais o Direito é uma força evolutiva endógena –, há ainda interessantes capítulos sobre a doutrina jurídica nacional-socialista (Capítulo 6) e sobre teoria marxista do Direito (Capítulo 7).

"Foi uma honra receber o professor Augusto Zimmermann na instituição. Com certeza, seu livro é uma obra prima  do Direito que muito tem a acrescentar em termos de conhecimento. Seguramente, essa obra fará parte das bibliografias em cursos de Direito de todo o país", assegura Carlos Hassel Mendes, Reitor da UniEVANGÉLICA, que esteve presente na visita, juntamente com outros representantes da universidade.

O livro aborda ainda o realismo jurídico norte-americano (Capítulo 8) – cujos defensores sustentam que o direito se constitui pela prática de operadores do direito, políticos e formadores de opinião. O livro oferece ainda um capítulo sobre o movimento norte-americano chamado de Estudos Jurídicos Críticos (Capítulo 9) – corrente que enxerga o direito como expressão de políticas dos grupos dominantes da sociedade.

Além disso, também trata do Direito na visão do feminismo (Capítulo 10), do pós-modernismo – e sua oposição à busca pela verdade objetiva – (Capítulo 11), da análise econômica do Direito (Capítulo 12) e do liberalismo moderno (Capítulo 13).

Autor

O professor Augusto Zimmermann é formado cum laude pela PUC-Rio, PhD (Monash), DipEd (Murdoch), CertIntArb (ACICA). É atualmente professor e diretor de direito no Sheridan College em Perth, Austrália Ocidental, e também Professor de Direito (adjunto) na Universidade de Notre Dame na Austrália, campus de Sydney.

O professor Zimmermann também é ex-comissário de reforma da lei na Comissão de Reforma da lei da Austrália Ocidental (2012-2017) e ex-decano associado (pesquisa) na Faculdade de Direito da Universidade de Murdoch (2009-2013).

Ele é o fundador e presidente da Associação Australiana de Teoria Jurídica da Austrália Ocidental, o fundador e editor-chefe do The Western Australian Jurist law journal, membro eleito da Academia Internacional para o Estudo da Jurisprudência da Família (IASJF), e ex-vice-presidente da Sociedade Australiana de Filosofia Jurídica (ASLP). Sendo premiado com o Prêmio de Excelência em Pesquisa em 2012 da Universidade de Murdoch.

O Professor Zimmermann é considerado um dos 12 juristas mais influentes da Austrália, segundo a Heritage Foundation, sediada em Washington / DC.

Com informações da editora EDA e Blitz Digital