24/09/2022

Lágrimas de muita emoção marcaram o resultado da prova de 100 metros de Atletismo nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que estão sendo realizados em Brasília, no Distrito Federal.

Ao final da disputa, o atleta Juliano da Silva, que compete pela UniEVANGÉLICA, conseguiu subir ao pódio não só para receber uma medalha de bronze, mas também para honrar uma promessa que fez à avó na última vez em que esteve com ela.

Depois que se casou, em 2017, ele passou mais de dois anos sem ter nenhum contato com o esporte. No entanto, decidiu no ano passado que deveria voltar e participar do Campeonato Goiano.

Todo o treinamento para correr com os outros competidores durou apenas seis semanas, mas ele deu tudo de si por uma única razão: antes da avó falecer, prometeu que seria vencedor.

"Prometi à minha avó que ganharia a medalha. Pensei em não competir mais, mas lembrei dessa promessa. E promessa é dívida", disse.

Mas o rapaz também precisou enfrentar outros grandes obstáculos pessoais, que poderiam tê-lo feito desistir, o que tornou a vitoria ainda mais especial.

"Fui diagnosticado com depressão. Fiz uso de remédio controlado e acompanhamento. Em 2022 resolvi voltar. Foi um ano mágico, com campeonato universitário e recordista", explicou Juliano.

Além de cumprir a promessa para a avó e conquistar a medalha, o atleta ainda bateu o recorde goiano e universitário. Ao conseguir fazer a prova em 10s42, ele conquistou um feito jamais antes visto no estado.