25/01/2023

A Associação Educativa Evangélica tem o objetivo de aprimorar a qualidade da oferta em ensino superior da instituição sistematicamente. Para isso, umas das metas institucionais é preparar o corpo docente e os gestores das suas mais diversas mantidas espalhadas pelo Estado de Goiás para os desafios da educação no mundo atual. Dos dias 25 a 27 de janeiro, será promovido o 44º Seminário de Atualização de Práticas Docentes, com ampla programação que incluirá ainda o planejamento acadêmico de 2023.

O Seminário de Atualização de Práticas Docentes é um evento promovido pela Academia de Capacitação Docente – AcDOC UniEVANGÉLICA. A AcDOC realiza, durante todo o semestre letivo, cursos, tutoriais, podcasts, videoaulas, dentre outros, que visam a capacitação e formação docente continuadas. Para abrir todos os eventos do primeiro semestre de 2023, o 44º Seminário de Atualização de Práticas Docentes traz a discussão sobre 'O educador na era da consciência'.

"O Seminário de Atualização de Práticas Docentes é mais do que um encontro. É durante o evento que discutimos as principais ações que farão a diferença na vida acadêmica dos nossos estudantes universitários. É também um momento para abordarmos junto aos professores a visão institucional e aonde queremos chegar diante de tantos desafios", declara o Reitor da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes.

No dia 25 de janeiro, o evento macro desse Seminário ocorrerá, em um formato inovador e disruptivo com apresentação de pitches dos projetos de extensão de todos os cursos, bem como discussão de temas importantes com experts em Educação.

Estão previstas participações de docentes e gestores proveniente dos mais diversos Campi universitários mantidos pela Associação Educativa Evangélica. Haverá o credenciamento de todos os participantes, devocional, seguido da abertura do evento. A primeira palestra do Seminário será ministrada pelo professor Wildenilson Sinhorini, consultor da Hoper Educação. A atividade tem como tema 'O papel docente na gestão do ensino e da aprendizagem'.

O presidente da Associação Educativa Evangélica e Chanceler da UniEVANGÉLICA, Augusto César Rocha Ventura, destaca que este momento institucional é importante para o ensino em todas as mantidas: "durante os dias do evento, abordaremos problemas e, mais do que isso, vamos propor soluções para o ensino nas mantidas. A Educação brasileira está em constante evolução, com aspectos tecnológicos que precisam ser levados em consideração. Esse mundo do conhecimento precisa atender às expectativas da comunidade acadêmica", destaca.

Após a palestra sobre gestão está prevista a apresentação de Pitches dos mais diversos projetos de extensão a serem executados curricularmente em cada um dos cursos. É um momento importantíssimo, no qual todos os cursos poderão conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos nos outros cursos e propor ações multiprofissionais. Os coordenadores e professores envolvidos terão a oportunidade de explicar aos demais quais foram as estratégias adotadas para favorecer sobremaneira o processo indissociável do Ensino-Pesquisa-Extensão nos cursos de graduação ofertados pelas mantidas da Associação Educativa Evangélica.

Cabe ressaltar que o trabalho de excelência buscado na execução dos projetos de extensão curriculares tem como fundamento o cumprimento da missão institucional que segue “(...) buscando a formação de cidadãos comprometidos com a verdade, a comunidade, o respeito, a transformação social e o desenvolvimento sustentável”.

Continuamente ao evento, a palestra principal será proferida sobre 'O educador na era da consciência', ministrada por Augusto Júnior. O palestrante é diretor executivo do Instituto Anga, membro do conselho da LIFE SHAPE BRASIL. Faz parte do conselho editorial e é colunista da Revista HSM. É professor convidado da Fundação Dom Cabral, no Prolider e em várias outras iniciativas.

A Pró-reitora Acadêmica da Universidade Evangélica de Goiás, professora doutora Cristiane Bernardes, explicou que "a escolha dos palestrantes foi feita com o objetivo de proporcionar à comunidade docente uma ampla experiência sobre o que há de mais moderno no ensino superior. Estamos na era do desenvolvimento tecnológico e precisamos levar isso ao nosso principal ator, que é o estudante".

"A UniEVANGÉLICA passa por uma revolução no ensino ofertado aos acadêmicos. Os professores precisam compreender a amplitude do sistema educacional e ainda estar preparados para serem gestores educacionais. Aos nossos estudantes, um recado: tenha a certeza de que estamos trabalhando para construir uma instituição ainda melhor", destaca ainda Cristiane Bernardes.

O dia da abertura contará ainda com um Happy Hour para os participantes e uma apresentação musical da banda Elevatto Music. Nos dias 26 e 27 de janeiro, será realizado o planejamento acadêmico do ano de 2023.

O Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, professor doutor Sandro Dutra e Silva, entende que o Seminário de Atualização de Práticas Docentes será também um ambiente propício para aprimorar a produção de conhecimento no ambiente universitário. "São várias pesquisas em andamento nas mais diversas instituições de ensino superior mantidas pela Associação Educativa Evangélica. Com os seminários, com certeza avançaremos ainda mais nessa área", referenda.