30/10/2023

A manhã desta quinta-feira (26) foi de festa para os alunos da APAE - Anápolis, e também para todos aqueles que apoiam a inclusão por meio da música - o propósito do Projeto Criar e Tocar. Ao som de uma bela oequestra de cordas e percussão, foi assinado o Termo de Parceria entre a Fundação Universitária Evangélica (FUNEV) e a Escola Maria Montessori - APAE Anápolis.

Para o Dr. Cicílio Alves, Presidente do Conselho da FUNEV, a inauguração da unidade é especial e já rende expectativas: "Nós acreditamos que logo teremos uma orquestra formada de alunos da APAE, este é o sonho, e que Deus nos abençoe que ele se torne realidade!"

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis, fundada em setembro de 1969, é uma organização social sem fins lucrativos que vem, ao longo de sua existência, exercendo o papel de mobilizadora nas questões ligadas à assistência social, educação, saúde e inclusão da pessoa com deficiência. Agora, a instituição possui mais um meio de promover a inclusão: a música!

Vanderley Cesário, Presidente da Associação, ressalta que esta é uma parceria de grande valia: "Esse é um projeto que nos trás muita felicidade. Os nossos alunos poderão ser grandes músicos do futuro, começando com essa pedra fundamental que está se iniciando hoje. Hoje é um dia de muita alegria para nós, da APAE, essa parceria com a FUNEV."

A Profª Marisa Espíndola, idealizadora e Coordenadora Geral do Projeto Criar e Tocar, vê com grande alegria essa extensão, que mesmo sendo desafiador, será um marco - poder ensinar os instrumentos da orquestra clássica para os alunos da APAE.

Estiveram presentes na inauguração os membros do Conselho Dirigente da Associação Educativa Evangélica, Dr. Cicílio Alves e Dr. Geraldo Espíndola; a Coordenadora Geral do Projeto Criar e Tocar, Marisa Espíndola; a Coordenadora da Unidade da AEE, Marly Lemos; o Presidente da APAE - Anápolis, Vanderley Cesário; a Gestora da Escola, Renata Augusta.

Sobre o Criar e Tocar

O Projeto nasceu em 2005, mantido pela Associação Educativa Evangélica em parceria com as Prefeituras locais, e visa a inserção e a inclusão social de crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, por meio do aprendizado de música. O Projeto atende crianças e adolescentes de bairros mais afastados da cidade de Anápolis, Ceres e Goianésia.

Atualmente, quase mil crianças frequentam o projeto, onde os alunos tem aulas teóricas e aprendem instrumentos da orquestra clássica (violino, viola, violoncelo, flauta, saxofone, trompete, trombone, tímpano, entre outros). Somado ao aprendizado musical, os alunos têm aula de reforço escolar também.