02/05/2024

Uma equipe formada por colaboradores, professores e alunos da Universidade Evangélica de Goiás participou do Projeto Institucional UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante – Amazônia: Educação, Saúde e Cidadania, edição 2024. De 21 a 27 de abril, eles visitaram populações ribeirinhas, oferecendo atendimentos e desenvolvendo projetos para melhorar as comunidades locais. No total, foram realizados quase 600 atendimentos de odontologia, medicina, fisioterapia, nutrição e enfermagem.

Sob a coordenação do Programa UniMISSÕES e com o apoio da Capelania Institucional e da Coordenação de Responsabilidade Social, ao todo foram 21 pessoas que se uniram a outros voluntários para desenvolverem ações de saúde em comunidades ribeirinhas no rio Amazonas.

O projeto aconteceu em parceria com a Organização Asas de Socorro e contou com o envolvimento dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia. Os participantes estiveram a bordo de um barco hospital, com estrutura para atendimentos médicos e odontológicos, por meio do qual se deslocaram e atenderam os ribeirinhos em suas necessidades.

Esta iniciativa de responsabilidade social da UniEVANGÉLICA proporcionou aos participantes, uma relevante experiência de extensão universitária, no sentido de fortalecer os conteúdos ministrados teoricamente, bem como fomentar pesquisas, conduzidas pelos docentes que participaram. Além dos benefícios prestados aos ribeirinhos amazônicos, também tem um grande potencial de suscitar na comunidade acadêmica um compromisso com a ética e cidadania fundamentos nos valores cristãos.

Depoimentos

“Sem dúvidas a melhor experiência da minha vida. Sentir o toque de Deus através de cada abraço, cada olhar e sorriso que recebemos naquele lugar, foi extremamente gratificante e especial. Ver o quão grandioso e inexplicável Deus é em nossas vidas, e o quanto devemos ser gratos a absolutamente tudo, e ali tive a certeza do propósito que ele tem na minha vida”.

Letícia Faria, Acadêmica de Fisioterapia

“Foi uma honra servir nessa missão. Mesmo levando pouco a quem muito precisa, todos ganhamos valiosos tesouros”.

Prof. Leandro Brambilla Martorell – Curso de Odontologia

“Foram momentos de grande aprendizado. A população ribeirinha nos permitiu sentirmos a presença de Deus a todo momento,  através do nosso trabalho e de cada sorriso que eles nos davam. A equipe de professores e alunos da UniEVANGÉLICA e a equipe de Asas do Socorro foram impecáveis.  Os pastores Alécio e Diego, verdadeiros condutores, com paciência e amor com todos o moradores da comunidade e com toda a equipe. Pude vivenciar a Graça de Deus e serei eternamente grata pela Missão Amazonas !!”

Profa. Patrícia Sardinha Leonardo Lopes Martins – Curso de Fisioterapia