16/10/2024

Entre os dias 7 e 11 de setembro, o Centro de Convenções de Viena, na Áustria, foi palco do European Respiratory Congress, considerado o maior congresso de respiratória do mundo, com a participação de mais de 19 mil pessoas. Durante o evento, cinco estudos desenvolvidos por alunos da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA foram apresentados, sob a orientação do Prof. Dr. Rodolfo de Paula Vieira.

Os estudantes que representaram a instituição foram: Anamei Silva Reis (PPGMHR), Meiry de Souza Moura Maia (PPGCFFT), Eduarda Teodora Rachid Wolpp (Curso de Medicina), Naiara Nadia Moreira (Curso de Educação Física), Rubens dos Santos Silva (PPGMHR), Nycole Vieira Ramos Gomes (Curso de Nutrição) e Rosa Helena Ramos de Paula Vieira (Curso de Nutrição). Os trabalhos foram elogiados por avaliadores e cientistas de diversas partes do mundo, além de possibilitar a criação e o restabelecimento de contatos com colaboradores internacionais, visando futuras parcerias para a UniEVANGÉLICA.

Na sequência, de 9 a 12 de setembro, ocorreu na Universidade de Viena o 16º Biennial Symposium of the International Society of Exercise and Immunology (ISEI), onde também foram apresentados cinco estudos dos alunos da UniEVANGÉLICA. O trabalho de destaque foi o da aluna Rosa Helena Ramos de Paula Vieira, que apresentou sua pesquisa em formato oral e recebeu o Travel Award, sendo classificada entre os cinco melhores trabalhos do simpósio.

O Prof. Dr. Rodolfo de Paula Vieira, que orienta os programas de pós-graduação em Movimento Humano e Reabilitação (PPGMHR) e Ciências Farmacêuticas Farmacologia e Terapêutica (PPGCFFT), além de ser professor do Curso de Educação Física, ressaltou o apoio institucional da AEE/Unievangélica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos apresentados. O professor também agradeceu às empresas que apoiaram o grupo de pesquisa, incluindo Black Skull (Brasil), Peptech (Brasil), Libi Pharm (Israel), Geratherm (Alemanha) e Bedfont Scientific (Inglaterra).