30/10/2023
Campus Anápolis

O Cirurgião Pediátrico Zacharias Calil ficou conhecido no Brasil e no exterior pelas cirurgias de separação realizadas em crianças siamesas e pelo tratamento de doenças raras, como síndrome de lobisomem. Médico há 40 anos, Zacharias e a equipe do Hospital Estadual da Mulher, em Goiânia, já realizaram 22 cirurgias de separação de gêmeos siameses. 

O médico foi destaque ontem (29) no Programa Fantástico, da TV Globo. O fantástico acompanhou uma gestante que esperava gêmeas siamesas e foi atendida por Zacharias Calil. O parto dela aconteceu no dia 11 de outubro e a equipe médica ainda aguarda para realizar a cirurgia de separação. 

A reportagem também entrevistou gêmeas que foram separadas pelo cirurgião pediátrico. Hoje, adultas, vivem uma vida normal. 

Referência na Medicina

Calil também é conhecido por ter desenvolvido um medicamento para o tratamento de hemangiomas que se destaca pela eficiência e baixo efeito colateral. O remédio é disponibilizado a custo zero e permite a crianças portadoras desse mal, retomar o convívio social, pois todo o tratamento é feito pela rede pública de saúde. 

O doutorado em Movimento Humano e Reabilitação, realizado na UniEVANGÉLICA, vai levar ainda mais conhecimento para o médico.