Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e ampliar o repertório cultural, histórico e espiritual da comunidade acadêmica, a Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) dá início à ação #UniINDICA, uma série de indicações de livros e filmes que serão publicadas em suas redes sociais e no site institucional ao longo do ano. Nesta edição inaugural, são apresentadas três obras com propostas distintas, mas complementares, que transitam entre o testemunho de fé, a força da literatura brasileira e os dilemas provocados pelas transformações sociais e ambientais.
De acordo com a gestora da Biblioteca Central da UniEVANGÉLICA e autora das indicações, Hellen Lisboa de Souza, a proposta da ação vai além da sugestão de títulos. “Esse é um convite ao encontro com a leitura em suas múltiplas dimensões. Cada obra foi escolhida pensando na possibilidade de ampliar olhares, despertar reflexões e fortalecer vínculos com a cultura, a história, a fé e a sensibilidade humana”, destaca.
As indicações percorrem desde relatos históricos e espirituais que marcaram a expansão do Evangelho no país, passando por narrativas clássicas que revelam a riqueza cultural e linguística do sertão brasileiro, até um romance contemporâneo ambientado no interior de Goiás, que aborda mudanças inevitáveis, afetos e resistência diante de um mundo em constante transformação.
A primeira indicação é “Aventuras com a Bíblia no Brasil”, obra que reúne relatos marcantes de Frederick Charles Glass. Por meio de histórias cheias de coragem, amor e fé, o livro apresenta o importante trabalho de colportagem realizado no Brasil, fundamental para o estabelecimento de diversas igrejas no país. A obra também resgata informações valiosas sobre a chegada do Evangelho ao interior brasileiro, revelando o papel de Glass na fundação e implantação de igrejas por meio de seu evangelismo e testemunho. Com forte valor emocional, histórico e espiritual, o livro é um convite à reflexão sobre vocação, missão e dedicação à obra de Deus.
A segunda sugestão é o clássico da literatura brasileira “Sagarana”, de João Guimarães Rosa. Publicado em 1946, o livro reúne contos que exploram o universo sertanejo, a linguagem regional e a complexidade das relações humanas. A obra teve sua primeira versão inscrita no Concurso Humberto de Campos, em 1938, sob o título Contos, assinada pelo autor com o pseudônimo de Viator. Considerado um marco da literatura nacional, Sagarana apresenta narrativas ricas em simbolismo, oralidade e profundidade psicológica, consolidando Guimarães Rosa como um dos maiores escritores brasileiros.
E, encerrando as indicações de janeiro, o romance “O Chão sobre as Águas” propõe uma reflexão sensível e atual sobre mudanças, perdas e resistência. Ambientado em uma chácara próxima a uma cidade do interior de Goiás, o livro acompanha a trajetória de Jorge e sua avó diante da construção de uma grande represa que alagará a região, obrigando moradores a abandonarem suas terras e impactando todo o ecossistema local. Ao decidir permanecer no local, mesmo ilhado, Jorge enfrenta desafios pessoais e sociais, intensificados pela chegada de Fabiana, seu amor da adolescência. A obra aborda temas como questões ambientais, opressão, solidão, relações humanas e a capacidade de adaptação diante das transformações do mundo.
A Biblioteca Central da UniEVANGÉLICA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 13h. Para realizar empréstimos, é necessário ter vínculo com a instituição – alunos, ex-alunos, colaboradores e professores - e apresentar a carteirinha ou um documento de identificação no balcão de atendimento.
Por meio da ação #UniINDICALivros, a instituição convida a comunidade acadêmica e o público em geral a explorarem diferentes narrativas, épocas e contextos, valorizando a leitura como ferramenta de reflexão, aprendizado e sensibilidade.
Horário de funcionamento da Biblioteca
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2026