11/10/2024
Campus Senador Canedo

Entre os dias 27 e 29 de novembro de 2024, o Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Campus Senador Canedo, será representado no prestigiado XXXI Congresso Nacional do CONPEDI, em Brasília. O evento, que tem como tema central "Um olhar a partir da inovação e das novas tecnologias", contará com a apresentação de diversos artigos científicos elaborados por acadêmicos e professores da instituição.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Leonardo Rodrigues de Souza, celebrou a aprovação dos trabalhos, destacando a importância da pesquisa científica para o avanço do conhecimento jurídico e a resolução de questões sociais. “O desenvolvimento da pesquisa científica dentro do Curso de Direito é essencial para o aprofundamento do conhecimento e para a solução de problemas recorrentes na sociedade”, comentou o professor.

A aprovação dos trabalhos também reflete o apoio contínuo da Reitoria e das Pró-Reitorias às atividades do Núcleo do Trabalho de Conclusão de Curso (NTC) e do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (NPIC), sob a supervisão dos professores Paula Duarte Tavares Rodrigues e Tércyo Dutra de Souza.

Entre os temas dos trabalhos aprovados estão questões relevantes como violência urbana contra a mulher, políticas públicas de amparo às mulheres vítimas de violência doméstica, teletrabalho pós-pandemia, obsolescência programada e o impacto ambiental do lixo eletrônico, além de estudos sobre a vulnerabilidade do trabalho escravo contemporâneo e a liberdade de expressão religiosa.

Durante o Congresso, serão apresentados diversos trabalhos:

• Direito à cidade e segurança pública: Análise sobre a violência urbana contra a mulher no Brasil – Acadêmica Gabrielly Loredo dos Santos e Professores Hellen Pereira Cotrim Magalhães e Leonardo Rodrigues de Souza.
  • Políticas públicas de amparo às mulheres vítimas de violência doméstica em Senador Canedo – Acadêmico Wilker Cardoso de Aguiar e Professores Hellen Pereira Cotrim Magalhães e Leonardo Rodrigues de Souza.
  • Obsolescência programada e o lixo eletrônico no Brasil sob o viés do Direito do Consumidor – Acadêmica Priscilla dos Santos Bonfim e Professores Hellen Pereira Cotrim Magalhães e Leonardo Rodrigues de Souza.
  • Teletrabalho e sua relevância na atualidade: Influência da COVID-19 e da Reforma Trabalhista – Acadêmico Paulo Cesar Santos Silva e Professoras Paula Duarte Tavares Rodrigues e Ana Paula Barbizan Araújo.
  • Trabalho escravo contemporâneo e vulnerabilidade dos trabalhadores explorados – Acadêmicos Geovane Duques Fernandes e Valdivino Martins Alves Junior, e Professora Paula Duarte Tavares Rodrigues.
  • Liberdade de expressão religiosa e discurso de ódio: Análise comparada da regulação do "hate speech" no Brasil e na Europa – Acadêmico Lucca Vieira Silva e Professores Tércyo Dutra de Souza e Ana Cristyna Macedo Leite Santos Bosco.
  • População em situação de rua, pobreza e índices de acesso à educação em Senador Canedo – Acadêmico Carlos Eduardo Martins Pereira Neves e Professores Ana Cristyna Macedo Leite Santos Bosco e Tércyo Dutra de Souza.
  • A participação de acadêmicos e docentes da UniEVANGÉLICA no CONPEDI reforça o compromisso da universidade com a pesquisa científica e a formação de profissionais capacitados a atuar na solução de problemas sociais e jurídicos, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e do país.