02/04/2024
Campus Rubiataba

Na última quarta-feira, 27 de março, um grupo composto por 53 acadêmicos do 9º período do curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA - Campus Rubiataba, acompanhados pela Professora Leidiane de Morais e Silva Mariano, participaram de uma atividade de estágio que consistiu em visitas técnicas ao 1° Pelotão da Polícia Militar de Rubiataba/2ª CDPM/44º BPM e à Delegacia de Polícia de Rubiataba – 10ª DRP.

O grupo foi recepcionado pelo 1° Tenente do Pelotão da Polícia Militar de Rubiataba, Joel Antônio Ribeiro, e pelo Delegado de Polícia Civil de Rubiataba, Dr. Jardson Francisco da Silva Bezerra, além de outras autoridades policiais presentes. Durante a visita, foram apresentadas as ações e operações institucionais, destacando-se a importância da integração entre a UniEVANGÉLICA e as forças de segurança pública.

Tal integração visa estimular e assegurar a preservação da ordem e a promoção da paz social, refletindo o compromisso da instituição com a comunidade e com o desenvolvimento de profissionais conscientes e engajados. O Professor Cláudio Roberto dos Santos Kobayashi, coordenador do curso de Direito e diretor do campus Rubiataba, ressaltou a relevância dessa experiência para os estudantes, proporcionando-lhes um contato direto com a realidade da segurança pública. Ao observarem as rotinas de trabalho, procedimentos adotados e recursos disponíveis, os alunos adquirem um conhecimento prático que complementa sua formação teórica em sala de aula, preparando-os de forma mais abrangente e eficaz para os desafios da profissão.

"Além disso, a visita técnica permitiu aos alunos interagir diretamente com os profissionais atuantes nessas instituições, promovendo uma valiosa troca de experiências e conhecimentos. Essa interação é fundamental para que os estudantes compreendam as diferentes perspectivas e desafios enfrentados pelos profissionais da área, desenvolvendo uma visão crítica e ampla sobre as questões de segurança e justiça", destaca Kobayashi.

A experiência também proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar na prática os princípios e garantias fundamentais do sistema jurídico, como o devido processo legal, o direito à defesa e a presunção de inocência. Ao acompanharem de perto o trabalho das autoridades policiais e judiciárias, os alunos puderam refletir sobre a importância desses princípios na proteção dos direitos individuais e na promoção de uma justiça mais equitativa e democrática.

"A visita técnica contribuiu ainda para o fortalecimento da relação entre a UniEVANGÉLICA e as instituições responsáveis pela segurança pública, promovendo um diálogo construtivo e colaborativo entre esses setores. Essa aproximação é essencial para o desenvolvimento de políticas e práticas mais eficientes no campo da segurança, visando sempre à promoção dos direitos humanos e ao respeito à legalidade", concluiu o diretor do Campus Rubiataba, Cláudio Roberto dos Santos Kobayashi.