27/09/2022

Acadêmicos do curso de Engenharia de Software da UniEVANGÉLICA que venceram edital da Prefeitura de Anápolis para o desenvolvimento de projetos na área de gestão pública estiveram nesta segunda-feira (26) no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITec) para a assinatura do termo que garante o recebimento do prêmio.

Os vencedores receberão bolsas de R$ 6 mil para o desenvolvimento dos projetos. O ato contou com as presenças de universitários da UniEVANGÉLICA e do Instituto Federal de Goiás (IFG) Anápolis, que apresentaram as três melhores propostas e garantiram o prêmio.

O edital lançado pela Prefeitura de Anápolis contemplou iniciativas de extensão universitária na área de Tecnologia da Informação e Comunicação voltados para a gestão pública.

Com o tema 'Inovação para o varejo', os alunos Guilherme de Moura, João Pedro Camargo e Marco Antônio Martins, do curso de Engenharia de Software da UniEVANGÉLICA, apresentaram o projeto ‘Ferramenta de busca personalizada para a integração cliente-negócio’.

No tema 'Turismo', os acadêmicos Lucas Reis, Diego Cândido e Gustavo Bertonsin, também da UniEVANGÉLICA, concorreram com o projeto ‘A revolução do turismo anapolino no meio digital’. Todos são participantes da Fábrica de Tecnologias Turing, considerada a fábrica-escola de softwares da UniEVANGÉLICA.

Acadêmicos de diversas instituições de ensino de Anápolis participaram, mas apenas três projetos foram selecionados. De acordo com o edital, o objetivo foi selecionar trabalhos de extensão universitária na modalidade ‘Desenvolvimento de soluções na área de tecnologias da informação e comunicação para a gestão pública’.

Todas as propostas vencedoras receberão um valor de R$ 2 mil mensais, durante três meses. Ainda conforme o edital, um dos requisitos para concorrer foi a implementação de soluções por meio de processos inovadores de fácil aplicabilidade e baixo custo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do cidadão que utiliza os serviços municipais. Os participantes puderam escolher entre três temas: Inovação para o varejo; Empregabilidade e trabalho; e Turismo.

"Além de receberem uma bolsa para desenvolver o trabalho, os alunos selecionados ainda irão desenvolver sistemas que atendem necessidades da sociedade e tem boas perspectivas de publicação em eventos científicos.", destaca a professora mestre Natasha Sophie Pereira, coordenadora do curso de Engenharia de Software da UniEVANGÉLICA.

O reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, exaltou a conquista: "o poder público tem desafios em diversas áreas. Por meio desse edital da Prefeitura de Anápolis, nossos acadêmicos terão a oportunidade de contribuir com soluções efetivas nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação".

Para Augusto César Rocha Ventura, presidente da Associação Educativa Evangélica e chanceler da Universidade Evangélica de Goiás, "a seleção dos estudantes no edital da Prefeitura é um retrato do protagonismo da UniEVANGÉLICA, que prepara seus acadêmicos com excelência. Para a AEE, é um orgulho acompanhar o desenvolvimento de projetos como esses que foram contemplados".

Para o secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins, “o papel do poder público é intermediar e criar possibilidades através de projetos e investimentos em inovação e tecnologia para que os jovens possam contribuir com a sociedade”, diz.

O participante do projeto selecionado “A Revolução do Turismo Anapolino no Meio Digital” João Armandes destaca o papel da interação entre poder público e acadêmicos. “Muito legal essa iniciativa para que a própria comunidade encontre os pontos deficientes da cidade e proponha soluções. Estou em Anápolis desde fevereiro e somente agora conheci alguns parques que embelezam o lugar. Queremos tornar o turismo mais acessível”, comenta.

Já o aluno da UniEVANGÉLICA João Pedro Camargo Silva Barbaresco é um dos integrantes do projeto “Ferramenta de busca personalizada para integração cliente-negócio”. Para ele, o espaço do CEITec é fundamental para o desenvolvimento das atividades. “Através do CEITec estamos investindo em nossos sonhos. Nosso tema é o varejo e comércio, ou seja, queremos fazer uma ferramenta que atue como meio termo entre empresa e consumidor”, completa.

Projetos selecionados

Tema: Turismo
Projeto: A Revolução do Turismo Anapolino no Meio Digital
Universidade: UniEVANGÉLICA