A medicina da família e comunidade é uma especialidade clínica que foca na abordagem integral do paciente, desenvolvendo práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças. O médico da família é o especialista em cuidar das pessoas, da família e da comunidade.
Em Anápolis, de acordo com a médica da família e Professora do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA Campus Anápolis, Isabela Laguardia Costa Roriz de Oliveira, a especialidade é cada vez mais procurada. “Todas as pessoas que se consultam com um médico da família compreendem e veem os benefícios do médico de família e a partir daí, passam a serem pacientes recorrentes, quando começam a coordenar e cuidar da sua saúde junto com o médico”, explica a Professora Isabela.
No dia 05 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade. Nós conversamos com a Professora Isabela, que também é docente no Programa de Residência de Medicina da Família e Comunidade, para tirar algumas dúvidas sobre o que faz e como atua este especialista.
As atribuições do médico da família começam na infância e vão até a cuidados com os idosos. “Nós recomendamos hábitos saudáveis desde a infância e adolescência. Na idade adulta orientamos para a importância da atividade física regular e para o idoso, orientamos sobre prevenção de queda e também vacinação”, explica.
A médica também explica que organiza junto com o paciente a gestão da própria saúde. “A gente faz a coordenação, que é gerir o cuidado de quando a pessoa tem algumas condições de saúde que precisam da atenção especializada focal, a gente vai organizando com que frequência aquela pessoa vai até aquele especialista, por exemplo”.
A especialidade tem ganhado cada vez mais adeptos entre os profissionais, que atendem não só pelo sistema único de saúde, mas também na rede privada e por planos de saúde. “Por termos a residência aqui em Anápolis com bastante especialistas se formando anualmente tem crescido bastante a medicina de família na região”.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024