11/12/2019

UniEVANGÉLICA integra programa de bolsas GraduAção da Prefeitura de Anápolis

11.12.2019

O Salão Nobre Richard Edward Senn, localizado no Colégio Couto Magalhães, foi o local escolhido para a assinatura do termo de compromisso entre a Prefeitura de Anápolis, instituições de ensino superior (IESs) locais e 171 alunos que serão beneficiados pelo programa de bolsas estudantis GraduAção. A solenidade, que ocorreu neste domingo (08), foi um marco na história da educação anapolina.

"O Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA é uma das IESs integrante deste importante projeto municipal que irá beneficiar acadêmicos que sonham com um curso superior. A Prefeitura do município acertou ao oferecer esta oportunidade a acadêmicos que talvez não teriam a chance de concluir a graduação", declara o reitor Carlos Hassel Mendes, que esteve presente na iniciativa.

Estiveram presentes no evento o prefeito Roberto Naves, a primeira-dama municipal, Vivian Naves, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Eerizania Eneas de Freitas Lobo, o vice-prefeito, Márcio Cândido, o presidente da Câmara Legislativa anapolina, vereador Leandro Ribeiro, demais vereadores, secretários, acadêmicos e representantes das instituições de ensino superior que fazem parte do programa GraduAção.

O programa GraduAção oferece ainda 10 bolsas específicas para o curso de Medicina em Anápolis - a UniEVANGÉLICA é a única instituição da cidade que oferece esta área do conhecimento. O termo de compromisso determina as normas do benefício e as obrigações do acadêmico, dentre elas a frequência escolar e o desempenho, para a manutenção no programa.

O ‘GraduAção’ foi lançado em julho deste ano pelo prefeito Roberto Naves com o objetivo de possibilitar a estudantes de baixo poder aquisitivo o acesso ao Ensino Superior, incentivar a permanência, viabilizar o retorno de jovens e adultos às faculdades e reduzir o índice de evasão nos cursos superiores, de modo a ampliar o número de profissionais com formação acadêmica.

Durante a solenidade de assinatura do termo, o reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, disse ser um momento histórico na cidade de Anápolis. “Esse resgate do seu compromisso (Roberto), compromisso de campanha com a bolsa graduação, merece todo reconhecimento. Essa atitude vem para melhorar a vida de muitas famílias”, ressaltou.

O prefeito Roberto Naves falou sobre sua trajetória de vida e destacou a importância de acreditar nos sonhos e batalhar por eles. “O GraduAção é um programa que dá condições para que vocês não abandonem suas faculdades e se dediquem ao curso com afinco para realizar os seus sonhos”, disse Roberto.

Depoimento

No total, 171 estudantes assinaram o termo de compromisso na manhã deste domingo, sendo 99 integrais e 72 parciais. O estudante do segundo período de Medicina da UniEVANGÉLICA, José Antônio, agradeceu ao prefeito Roberto Naves com lágrimas nos olhos.

“Agradeço a iniciativa do prefeito. Atitudes como essa que fazem a mudança tanto na nossa vida, quanto na política, uma mudança no contexto geral”. E ainda enfatiza. “Sem a bolsa eu não ia conseguir estudar, eu sou realmente baixa renda, e para um estudante pobre, Medicina parece uma grande ambição, só que pra mim é um sonho, e graças a esse programa vou conseguir realizar meu curso”, afirmou o jovem José Antônio.

Graduação

Durante quatro meses, a equipe do programa Graduação realizou a seleção dos bolsistas. A primeira etapa consistiu em cadastro de formulário eletrônico; em seguida a entrevista para análise das informações cadastradas e de documentos comprobatórios. A última fase foi a visita das técnicas da Assistência Social às residências dos inscritos.

Foram contemplados com as bolsas integrais, conforme a Lei nº 4.020 que criou e instituiu o programa Graduação, as famílias que recebem até três salários mínimos. Aquelas que recebem até seis salários mínimos foram contempladas com as bolsas parciais, em que o valor do benefício varia de acordo com a média escolar do aluno. Destas bolsas dez são exclusivas para o curso de Medicina.

Com informações da Prefeitura de Anápolis