04/10/2019
Campus Anápolis

Maior estacionamento solar do país será inaugurado nesta sexta-feira (4)

Espaço faz parte da Usina Fotovoltaica Urbana instalada no estacionamento da instituição, que poderá gerar energia suficiente para abastecer mais de 1000 casas populares durante um ano. Principal objetivo do projeto é fortalecer a cultura institucional de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, contribuindo para as ações de ensino, pesquisa e extensão.

A Usina Fotovoltaica Urbana da UniEVANGÉLICA, localizada no estacionamento da instituição, será inaugurada nesta sexta-feira (4), em solenidade que contará com a participação do governador Ronaldo Caiado. O espaço inclui o maior estacionamento solar do país, com espaço para 464 carros. O projeto, considerado uma das maiores usinas geradoras de energia elétrica por radiação solar urbana do Brasil, produzirá energia elétrica de forma limpa e sustentável.

A construção deste complexo energético na instituição é parte integrante de uma diretriz da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que determina às concessionárias de energia do país a realização de investimentos em projetos sustentáveis nas áreas em que atuam. O projeto apresentado pela UniEVANGÉLICA – Campus Arthur Wesley Archibald atendeu aos requisitos da ANEEL e foi desenvolvido em parceria com a ENEL, que é a gestora, fornecedora e distribuidora de energia elétrica no Estado de Goiás.

Seis empresas foram contratadas para a execução da obra. Quando entrar em funcionamento, a usina, que conta com 2,9 mil placas solares instaladas em uma área de 5.630 m2, terá capacidade para gerar uma economia de energia de 2.463,80 MWh/ano, suficientes para abastecer aproximadamente 1350 residências. A energia gerada pela usina fotovoltaica será suficiente para suprir até 80% da demanda do Campus Arthur Wesley Archibald. O projeto foi assinado em março de 2018 e iniciado em julho do mesmo ano.

A Usina Fotovoltaica Urbana da UniEVANGÉLICA contribuirá para diversas iniciativas da instituição, dentre elas:

Educação: A usina será utilizada como ambiente de pesquisa aplica na área de produção e fornecimento de energias renováveis. Também será utilizada como ambiente de visitação para visualização das tecnologias instaladas. Projetos de graduação, mestrado e doutorado da UniEVANGÉLICA já estão sendo desenvolvidos a partir da usina.

Sustentabilidade: Na primeira fase do projeto, atendendo às normas do programa, foi realizada a troca de todas as lâmpadas incandescentes e fluorescente do complexo universitário por lâmpadas de LED que é uma tecnologia moderna que consome menos energia.

Missão institucional: Com a execução desse importante projeto, a Associação Educativa Evangélica mais uma vez se consolida no cumprimento de sua Missão, Visão e Valores, norteados pela promoção do conhecimento com excelência. Nas pesquisas, ações de extensão, produção de conhecimento e demais atividades, a instituição busca a formação a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, sempre visando e valorizando os princípios éticos, morais e cristãos.

Aspectos técnicos – Usina Fotovoltaica Urbana da UniEVANGÉLICA

●        Aproximadamente R$ 8 milhões investidos
●        2,9 mil placas solares em uma área de 5.630m²
●        Economia de energia de 2.463,80 MWh/ano
●        Energia suficiente para abastecer 1.350 clientes residenciais com consumo médio mensal de 150 KWh durante um ano

Com informações da ENEL