09/09/2019
Campus Anápolis

Professor da UniEVANGÉLICA ganha prêmio em Congresso

09.09.2019

O professor Dr. Bruno Júnior Neves, Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária (PROPPE) e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPGSTMA) e em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), foi premiado durante o 9th BrazMedChem –  Brazilian Symposioum on Medicinal Chemistry (9º Simpósio Brasileiro de Química Médica), o maior evento científico dedicado à química medicinal da América Latina, que aconteceu em Pirenópolis durante a primeira semana de Setembro. Ele recebeu o primeiro lugar na premiação de melhor trabalho científico.

Mesmo concorrendo com instituições bastante tradicionais em pesquisas na área de química medicinal, como USP, Unicamp e UnB, o professor conseguir trazer o prêmio para Anápolis. O trabalho, escrito e apresentado em inglês, intitulado “Efficient Identification of Novel Anti-Glioma Lead Compounds by Machine Learning Models”, foca na descoberta de novos fármacos para o tratamento de glioblastoma multiforme, a forma mais devastadora de tumores no cérebro.

Os novos candidatos a fármacos foram identificados utilizando ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas na UniEVANGÉLICA. As moléculas identificadas foram testadas em animais e tiveram promissoras atividades em ratos e não foram tóxicas. O trabalho é uma parceria da UniEVANGÉLICA com a UFG, UFRJ e UFSC.

“O prêmio coloca a UniEVANGÉLICA nos cenários nacional e internacional em desenvolvimento de fármacos. Eu gostaria de agradecer ao apoio da PROPPE, do NAI e da profa. Dr. Carolina Horta Andrade, coautora desse trabalho”, disse o professor.