25/07/2019

Com gestão da FUNEV, UPA com Perfil Pediátrico é inaugurada

25.07.2019

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Perfil Pediátrico do município de Anápolis foi inaugurada nesta quarta-feira (24). A Fundação Universitária Evangélica – FUNEV, mantida pela Associação Educativa Evangélica, foi escolhida para ser a gestora da unidade de saúde, que fica localizada no bairro Maracanã.

O evento de inauguração contou com a participação do presidente da Associação Educativa Evangélica, Ernei de Oliveira Pina, Reitor do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, presidente da FUNEV, Cicílio Alves de Moraes, o 2º secretário da AEE, Francisco Barbosa de Alencar e o diretor executivo da FUNEV, João Pedro dos Santos Pereira.

“A Associação Educativa Evangélica reconhece que a área de saúde é complexa, principalmente no Brasil. Este setor se reveste de uma problemática maior, que é o subfinanciamento. O financiamento para a saúde pública no Brasil está abaixo do que seria necessário”, explica Ernei Pina.

“A AEE tem na sua essência um caráter social, que não pode ser separado daquilo que é sua tarefa diária, que no caso é a Educação. Nós reconhecemos que Educação e Saúde são pressupostos básicos fundamentais. E foi baseado nisso, olhando para a necessidade da população e por aquilo que temos condições de fazer com nossos recursos e ferramentas, com os parceiros certos, que decidimos contribuir para a melhoria da saúde no município de Anápolis”, acrescenta o presidente da Associação Educativa Evangélica, Ernei de Oliveira Pina. Ele ainda explicou que o local será um campo de aprendizado para acadêmicos de Anápolis da área da saúde.

O presidente da FUNEV, Cicílio Alves de Moraes, presente no evento, anunciou que imediatamente após a cerimônia o atendimento passaria a ser feito na UPA perfil pediátrico. “Já temos médicos de plantão e pessoal para apoio. O contrato impõe uma gestão total da unidade, aquisição e fornecimento de medicamentos, de materiais e atendimento, segurança e limpeza. O que tiver que ser feito nós faremos”, ressalta.

“E, com a graça de Deus, faremos com uma qualidade diferenciada. Nós (FUNEV) fomos chamados para fazer aquilo que nós fazemos ao longo dos anos, através da UniEVANGÉLICA e a Associação Educativa Evangélica, da qual a FUNEV faz parte. Nós fazemos com qualidade. Preferimos fazer bem feito, com valor agregado. A atenção básica com qualidade será feita nesta unidade”, continua o presidente da FUNEV, Cicílio Moraes.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, falou sobre a importância da escolha da FUNEV como Organização Social (OS) que fará a gestão da UPA Perfil Pediátrico: "optamos por uma que tem knowhow nisso, optamos por uma OS que tem um vínculo com uma universidade e que vai fazer disso aqui, com certeza, uma UPA escola onde nós teremos grandes profissionais trabalhando e outros tantos prestando serviços na cidade de Anápolis. Gostaríamos de deixar muito claro que a única OS credenciada no município de Anápolis - e tem uma lei municipal que exige isso - é a FUNEV".

A UPA 24h com perfil pediátrico fica localizada no bairro Maracanã, em Anápolis. A unidade conta com aparelhos de raios-x, laboratório de exames, leitos de observação e UTI. O atual contrato com a Funev, que será responsável pela gestão administrativa, técnica e clínica da unidade, terá duração de um ano, no valor de aproximadamente R$ 1,6 milhão por mês.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a capacidade de atendimento é de até 7 mil crianças por mês. A unidade foi nomeada UPA 24h Dr. Lineu Gonzaga Jaime, médico pediatra que atuou em Anápolis. A família Gonzaga Jaime foi representada pelo médico e ex-senador da república Max Lânio Gonzaga Jaime.