12/07/2019

UniEVANGÉLICA é a 3ª IES privada do país com menor taxa de abandono dos estudantes

Levantamento foi feito pelo site de busca de faculdades Quero Bolsa. Números comprovam alto índice de satisfação dos acadêmicos, de acordo com o Reitor Carlos Hassel Mendes. “Mais uma vez, a UniEVANGÉLICA mostra sua força na oferta de cursos superiores que já se tornaram referência em todo o país”, destaca.

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA possui uma das menores taxas de abandono universitário entre universidades particulares brasileiras, de acordo com levantamento feito pelo site de busca de faculdades Quero Bolsa. O índice, de 12,39%, coloca a instituição na terceira colocação, atrás apenas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 1ª colocada, e a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

“Mais uma vez, a UniEVANGÉLICA mostra sua força na oferta de cursos superiores que se tornaram referência em todo o país. Com esta conquista, a instituição se aproxima do sonho de seus fundadores, que é transformar o Centro Universitário de Anápolis em Universidade Evangélica de Anápolis, um objetivo que está muito próximo de ser alcançado”, ressalta o reitor Carlos Hassel Mendes.

Para o levantamento, o site Quero Bolsa utilizou a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que foram divulgados no ano de 2018 e são relativos ao ano de 2017.

Método do estudo

Os números foram levantados pelo Quero Bolsa utilizando dados da base do Inep, disponíveis no site do instituto. Os últimos dados são referentes ao ano de 2017 e foram divulgados em outubro de 2018.

• Foram separadas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil para análises distintas;
  • Para esta análise, foram selecionadas as 100 universidades privadas com maior número de alunos com status de "cursando" na base do Inep;
  • Foi considerado abandono os estudantes com status de "matrícula trancada" e "Desvinculado do curso";

A taxa de abandono de cada instituição foi calculada da seguinte forma: Taxa de Abandono = (Matrícula trancada + Desvinculado do curso) / (Matrícula trancada + Desvinculado do curso + Cursando + Transferido para outro curso da mesma IES + Formado + Falecido).

Universidades particulares com menor índice de abandono no Brasil

Posição

Universidade

Taxa

UF

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)

Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

MG

Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

RS

Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Universidade Católica de Salvador (UCSAL)

BA

Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

RJ

Centro Universitário de Araraquara (Uniara)

10ª

Centro Universitário UniRuy | Wyden

BA

11ª

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

12ª

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

13ª

Centro Universitário São Camilo

14ª

Universidade de Fortaleza (Unifor)

CE

15ª

Centro Universitario de Goias (Uni-Anhanguera)

16ª

Universidade Iguaçu (Unig)

RJ

17ª

Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)

PB

18ª

Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas)

MG

19ª

Universidade do Contestado (UnC)

20ª

Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

21ª

Universidade de Taubaté (Unitau)

22ª

Universidade da Região de Joinville (Univille)

23ª

Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

24ª

Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac)

AL

25ª

Universidade Regional de Blumenau (Furb)

SC

- A média nacional de abandono no Ensino Superior é de 24,58%.