01/07/2019

Uma tarde para aprender a salvar vidas

A tarde foi de aprendizado para cerca de 200 pessoas que participaram do curso de Reanimação Cardiorrespiratória – RCP no Parque Ipiranga, no último sábado, dia 29 de junho. As técnicas de reanimação foram repassadas por acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

São técnicas simples, mas que podem salvar uma vida. “A gente sempre vê em televisão, filmes e acha que é fácil. Mas tem toda uma técnica. Então é bom pra poder ajudar caso seja necessário”, diz o jornalista de Brasília, Jorge Luis.

“Numa questão de segundos, você pode salvar uma vida. Tem que conscientizar as pessoas mesmo. Porque é um gesto de solidariedade”, acrescenta o jornalista.

Os acadêmicos ensinaram o passo a passo para os interessados. O primeiro procedimento em caso de reanimação é verificar se a pessoa está acordada e se o coração está batendo. Depois é preciso chamar a emergência, para ó depois começar a técnica de RCP. “Até a emergência chegar é muito importante começar a massagem cardíaca, que tem que ser realizada em uma superfície dura e com as técnicas corretas”, explica a acadêmica de medicina, Mikaela Aires Ribeiro.

“A gente nunca tinha feito uma ação complexa assim. Nós tivemos várias aulas para conseguir atender a população. É muito importante porque a qualquer momento, alguém pode precisar”, conta.

O que é RCP?

A Reanimação Cardiorrespiratória é um conjunto de manobras que tem por finalidade garantir a oxigenação dos órgãos quando há uma parada cardíaca. É uma massagem que se feita de forma correta e rápida pode salvar a vida de uma pessoa.

O objetivo do treinamento de RCP com as mãos é fornecer as ferramentas básicas para um socorrista leigo salvar uma vida.