09/04/2019

FUNEV se prepara para participar de edital que escolherá gestora do Hospital de Urgências

09.04.2019

A Fundação Universitária Evangélica – FUNEV, vinculada à Associação Educativa Evangélica, poderá ser a gestora do Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo – Huana. Nesta segunda-feira (8), o Reitor do Centro Universitário de Anápolis, Carlos Hassel Mendes, o vice-presidente da Associação Educativa Evangélica, Cicílio Alves de Moraes, o 1º tesoureiro da AEE, Augusto César Rocha Ventura e o presidente da FUNEV, Prof. João Pedro dos Santos, se reuniram com vereadores na Câmara Legislativa do município para informa-los sobre a intenção da fundação. Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Ribeiro, e demais vereadores.

A possibilidade de que a FUNEV passe a gerir o Huana veio depois que a Fundação de Assistência Social de Anápolis – FASA decidiu encerrar contrato que mantinha com o Governo do Estado para gestão da unidade hospitalar. Um novo edital será lançado em breve pelo Governo do Estado para a escolha de uma nova organização gestora. O vice-presidente da AEE, Cicílio Alves de Moraes, explicou que, em um primeiro momento, não estava entre os objetivos da fundação atuar como administradora do Hospital de Urgências de Anápolis.

“Nós nunca tivemos o interesse, porque a FASA, gestora do Huana, é nossa parceira, então nós não tínhamos essa preocupação. Com a saída dessa gestora, nós resolvemos entrar como candidatos à gestão, porque nós achamos que nós temos condição de gerir bem e podemos, certamente, apoiar o povo da região de Anápolis, anapolinos de toda a região, porque nós entendemos que esse povo merece um tratamento adequado. E nós achamos que somos capazes de fazer isso”, declarou Cicílio Alves de Moraes.

O vice-presidente da AEE destacou ainda a estrutura da instituição, que comprova a capacidade para assumir a gestão clínica e hospitalar do Huana de Anápolis: “nós entendemos que nós temos uma qualidade já demonstrada ao longo dos anos. A unidade de saúde (Huana) já é aproveitada pela nossa faculdade. Nós não podemos perder essa capacidade de uso da unidade do Huana. Nós não temos só a Faculdade de Medicina. Nós temos outros cursos da área de saúde que também usam e deverão continuar usando o Huana. Não será uma unidade de treinamento, e sim uma unidade de trabalho que usa o trabalho também como capacitação”.

O Reitor do Centro Universitário de Anápolis, Carlos Hassel Mendes, exaltou a iniciativa da mantenedora, a Associação Educativa Evangélica, e da Fundação Universitária Evangélica, de assumir o desafio que virá pela frente para a gestão do Huana: “essa é uma postura legítima da Associação Educativa Evangélica, via nossa fundação, de pleitear a gestão desse hospital, que é um hospital regional de grande porte e de grande influência para a saúde pública, não só de Anápolis, mas de toda a região e do próprio Estado”.

“É um desafio enorme para a instituição, mas eu não tenho dúvidas de que a FUNEV está preparada para isso, não só pelo seu corpo diretivo, mas pela experiência dos seus diretores também. Todos nós estaremos envolvidos nesse processo de dar mais celeridade possível à gestão deste hospital e, com isso também, consolidar todo o nosso processo de estágio dos nossos cursos, não do da Medicina mas de todos os nossos cursos da área da Saúde”, ressaltou Carlos Hassel Mendes, Reitor da UniEVANGÉLICA.

O reitor indicou que ter uma instituição como à FUNEV, genuinamente de Anápolis, à frente da gestão do Huana, é vantajoso para a Unidade Hospitalar. “Seria inadmissível não aceitarmos esse desafio”, acrescentou Hassel Mendes.  Caso vença o edital que será lançado pelo governo do Estado de Goiás, a FUNEV será responsável pela gestão completa do Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo.