17/01/2019

Equipe da UniEVANGÉLICA realiza II Seminário Eduka+Angola

17.01.2019

O II Seminário Internacional Eduka + Angola aconteceu de 8 a 11 de janeiro em Kuito, província do Bié, na Angola. A equipe do projeto que conta com professores e alunos da UniEVANGÉLICA realizaram oficinas com o tema: Práticas Pedagógicas e outros modos e pensar a escola.

O seminário aconteceu na Escola Chamuanga e contou com a participação do vice-governador do Bié, Carlos Ulombe Silva.

Ao todo, 84 pessoas participaram do seminário. De acordo com o diretor do grupo Chamuanga, Felisberto Chamuanga, o seminário levou uma possibilidade de transformação. “Temos sonhado com o potencial de transformação de Angola, a partir da capacitação dos professores frente às possibilidades de atuação na formação de crianças e adolescentes”, disse.

A programação contou ainda com oficinas e uma roda de conversa com palestrantes angolanos e professores do Brasil.

Além do Seminário de Educação, o grupo que participa do projeto realizou atividades  na Igreja Evangélica Congregacional de Angola, também parceira do projeto. Houve a participação na Semana da Família com palestras e grupos de reflexão, além de atividades recreativas com as crianças.

Relatório da viagem:

• Em Luanda, foram atendidas 120 crianças. 28 professores que atuam no ensino bíblico em igrejas, participaram de capacitação;
  • Em Kuito, 86 professores de várias regiões do país participaram do Seminário de Educação. A equipe também visitou um orfanato, onde foram realizadas atividades lúdicas com 110 crianças;
  • Em Catchiungo, na missão do Dondi a equipe visitou duas comunidades;
  • Em Caputa foram feitas atividades lúdicas com quase 900 crianças, o grupo também ministrou oficinas pedagógicas para 18 professores de escolas localizadas nas aldeias da região e cerca de 98 mães e 415 meninas foram atendidas em relação à saúde da mulher e violência sexual;
  • Em Dumbo, foram realizadas palestras sobre alimentação e saúde para 38 adultos e atendimento a 232 crianças.