24/10/2018

Alunos do Curso de Pedagogia visitam Associação Ludocriarte

24.10.2018

Alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física visitaram no último dia 04 de outubro a brinquedoteca comunitária da Associação Ludocriarte, localizada no Bairro São Sebastião, em Brasília.

A Associação tem o objetivo de desenvolver ações educativas para crianças, adolescentes e seus familiares. O trabalho da brinquedoteca comunitária começou a ser desenvolvido em 2005. Hoje já são cerca de 100 crianças atendidas em programas que incentivam a ludicidade por meio da arte: música, desenho e pintura.

Os acadêmicos conheceram uma vertente do trabalho com a educação não formal, observando a brinquedoteca, que está inserida em um contexto onde as crianças se encontram em situação de vulnerabilidade social, podendo assim, analisar o quanto a participação na brinquedoteca fez diferença na vida de todas elas.

Depois de vivenciarem uma série de dinâmicas lúdicas, refletindo a respeito da afetividade e do olhar sobre o outro, o grupo percebeu a diferença que isso faz no trato com a criança de maneira a contribuir para aquisição da autonomia e desenvolvimento do respeito, do diálogo, da liberdade com responsabilidade, dos limites e de  outros elementos fundamentais na formação do ser humano. Foi possível observar que a linguagem corporal, a oralidade e a expressividade são itens palpáveis no desenvolvimento das crianças que participam da brinquedoteca.

Esta experiência abre um leque de possibilidades de atuação aos acadêmicos que hoje compreendem que o lúdico é uma necessidade do ser humano e que deve ser cultivada, já que tem grande potencial de transformação no caráter e na compreensão da realidade.