06/07/2018

Com foco no relacionamento interpessoal e produtividade, capacitação de colaboradores da Odontologia é realizada

06.07.2018

Reunindo pessoas com diversas opiniões e características distintas, o Curso de Odontologia da UniEVANGÉLICA promoveu no dia 29 de junho o V Curso de Capacitação do corpo de colaboradores técnico-administrativos do Curso de Odontologia da instituição.

O curso incluiu atividades com o objetivo de despertar as potencialidades dos colaboradores e fomentar ações para desenvolver o trabalho coletivo, de maneira que cada um seja responsável pelo desenvolvimento da instituição.

A iniciativa foi das professoras Moema Souza e Mônica Misaé Endo e quem presidiu o V Curso de Capacitação foi a professora Jorleide Lyra Pereira Bernardes, psicóloga e cirurgiã-dentista, membro do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Experiência Docente e Discente (NAPEDD) do curso de Odontologia.

Participaram da programação 22 colaboradores da Clínica Odontológica de Ensino, do Centro de Material e Esterilização e dos laboratórios do Curso de Odontologia. Foram abordados temas como o bom relacionamento entre pessoas, principalmente entre colegas de trabalho, com foco na inteligência interpessoal, ou seja, a capacidade de lidar bem com as pessoas.

Os conhecimentos adquiridos são de extrema importância para o profissional no mercado de trabalho e na vida, conforme avaliaram os organizadores da proposta. "É fundamental que a equipe seja motivada e treinada para manter um bom relacionamento entre os pares, com acadêmicos e seus pais, pacientes e professores", avaliou uma das professoras presentes.

A professora Jorleide Lyra Pereira Bernardes, membro do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Experiência Docente e Discente (NAPEDD) do curso de Odontologia, chamou a atenção para o ambiente de trabalho. Uma atuação produtiva e relevante no mercado de trabalho deve ser ancorada em três pilares principais: moral, ética e caráter. Para ela, é de extrema relevância que o colaborador tenha autoconhecimento, respeito, empatia, segurança, profissionalismo e assertividade, além de ser capaz de assumir possíveis erros e pedir por ajuda.

“A capacitação foi importante para o autoconhecimento individual e coletivo. Cada colaborador se conheceu melhor interagiu com outros e puderam conhecer melhor seus potenciais e também expressar seus pontos negativos, servindo assim como aprendizagem e vivência”, comentou ainda o secretário da Clínica Odontológica de Ensino, Allison Soares da Silva.

De acordo com os organizadores, o curso de Odontologia entende que o colaborador "motivado traz consigo entusiasmo, seu humor melhora e ele acaba contagiando o seu ambiente de trabalho” - palavras grifadas de 'OLIVEIRA, J.C.P. Análise dos níveis de motivação de funcionários no trabalho: estudo de caso em uma empresa do ramo siderúrgico, Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 6, 2015'. Este tipo de capacitação passará a ser rotina no Curso de Odontologia.