25/06/2018

Engenharias da UniEVANGÉLICA tornam-se polos de Inovação, Tecnologia e Referência em Educação Superior

25.06.2018

Produzir conhecimento e contribuir para a inovação tecnológica. Estes são fundamentos essenciais para a construção das ações dos cursos de Engenharia no Centro Universitário de Anápolis. Diversos projetos estão em andamento na instituição, liderados por estes cursos. Várias ações estão sendo feitas no Campus para que professores e acadêmicos possam mostrar os resultados dos trabalhos desenvolvidos.

A ‘XI Semana de Engenharia Mecânica e III Semana de Engenharia Elétrica da UniEVANGÉLICA’ e o evento ‘Rei da Derivada’ foram exemplos de que a produção de ciência avança a cada ano na UniEVANGÉLICA. Com mais de 300 alunos participantes, estes eventos tiveram mais de cem trabalhos apresentados, por alunos da UniEVANGÉLICA e outras instituições de ensino do Estado de Goiás.

O evento Rei da Derivada, com mais de 100 participantes, envolveu todas as engenharias do Centro Universitário de Anápolis. O objetivo foi escolher ‘os feras do cálculo’, com entregas de troféus, medalhas e calculadoras científicas. A Semana das Engenharias foi também um momento para que os alunos tivessem contato direto com empresas que podem ser seu futuro local de trabalho. As visitas à AMBEV e Brejeiro foram um desses momentos.

Estas visitas técnicas contaram com a participação de mais de cem alunos. Os eventos também foram marcados pela participação de diversos parceiros, como representantes do setor de hospitais, clínicas, empresas farmacêuticas e outros setores industriais do DAIA.

Na área internacional, é preciso destacar a participação da ASHRAE, American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecedores, Refrigeração e Ar-condicionado) que conta com o reconhecimento internacional do Student Branch (SB) do Curso de Engenharia Mecânica da UniEvangélica. A equipe de estudantes da SB tem  mais de 30 associados a ASHRAE sendo a primeira e única no estado de Goiás.

“A Semana das Engenharias e o Rei da Derivada já se tornaram polos de produção de conhecimento na UniEVANGÉLICA e uma verdadeira ponte para o mercado de trabalho. Os alunos se interessam mais por inovação e tecnologia e já é visível a integração entre as engenharias para transformar o Centro Universitário de Anápolis em um centro de desenvolvimento tecnológico”, explicou o coordenador pedagógico da Engenharia Mecânica, professor Ricardo Wobeto.

Foram apresentados filmes produzidos pelos próprios estudantes dos cursos de Engenharia durante a 3ª Mostra de Vídeo, que apresentaram produções criativas, divertidas e vinculadas às disciplinas e os conteúdos abordados na formação dos estudantes.

Destaca-se ainda a participação de instituições de ensino superior públicas e privadas nos eventos e o amadurecimento da UniEVANGÉLICA no campo da pesquisa e da interdisciplinaridade. O nível de pesquisa dos acadêmicos das engenharias melhora a cada ano e estamos caminhando para o desenvolvimento de novas ações tecnológicas e inovadoras entre os cursos da instituição.

Os diretores do Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, Prof. Hélio de Souza Queiroz e Prof. Márcio José Dias relatam que a integração entre os diversos cursos de engenharia da instituição oferece inúmeras oportunidades de desenvolvimento de conhecimento técnico e tecnológico, fortalecendo os projetos de ensino, pesquisa e extensão.