08/06/2018
Campus Anápolis

'Os princípios da mordomia ambiental' foi o tema da palestra de Benjamin Bacheller

08.06.2018

Benjamin Bacheller, mestre em Divinity pela Columbia International University, Columbia, SC, participou no dia 8 de junho do VI Seminário Cultura e Natureza no Cerrado Goiano, evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação, Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) da UniEVANGÉLICA.

Benjamin Bacheller fez uma abordagem sobre 'Os princípios da mordomia ambiental', com a participação da comunidade acadêmica e pastores convidados. "O que os mandamentos de Deus e suas leis tem a ver com a beleza da criação? Qual é a diferença que Deus faz quanto ao nosso relacionamento com a criação, a natureza?", questionou.

Ele detalhou aspectos das ordenanças divinas para o agir humano em relação à natureza, entendida nos princípios bíblicos como Criação. Benjamin trabalha com um conceito muito difundido na cultura norte-americana de raizes protestantes que é o conceito de "Environmental Stewardship". Esse conceito trabalha com a noção de que o ser humano dever ter uma relação de "mordomia", de cuidador, zelador dos recursos naturais e não um espoliador do meio ambiente.

O professor Ben fez algumas indagações importantes:

  • "A questão chave que devemos nos perguntar aqui é se as nossas práticas como mordomos conduzem a criação a florescer ou ao declínio e degradação. As nossas práticas demonstram o fruto do Espírito com autodomínio, generosidade e compaixão pelos carentes ou não?"
  • A destruição da natureza, conforme relatou, também prejudicou o relacionamento, entre Deus e o homem e entre o homem e a natureza
  • A mordomia ambiental deve levar ao desenvolvimento do respeito ao meio ambiente, o que, de certa forma é uma questão também relacional, pois orienta a forma de nos relacionarmos uns com os outros

O evento também foi fundamental para o estabelecimento de um Grupo de Trabalho que irá discutir a reformulação da Política Institucional de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental. Esse grupo será composto por membros da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, a partir do Núcleo de Educação Ambiental, vinculado ao PPG STMA, também com parte da Pastoral Universitária e o UniMISSÕES. Esse grupo irá contar com representantes da comunidade interna e externa, visando incluir esse debate de forma Institucional, em consonância com a missão institucional e a confessionalidade.

Benjamin Bacheller

Benjamin Bacheller é mestre em Divinity pela Columbia International University, Columbia, SC, e bacharelado em Biologia com ênfase em Meio Ambiente e Estudos Interculturais (Environmental Emphasis & Intercultural Studies) pela Houghton College, Houghton, NY.

É educador ambiental e atua como missionário coordenando projetos de intervenção ambiental em comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano na África e América Latina.

Dentre esses trabalhos, o educador/missionário tem desenvolvido palestras com o tema da Environmental Stewardship (mordomia cristã-ambiental), com estudos sobre o papel bíblico do cuidado com a criação (meio ambiente). Ben Bacheller está vinculado à instituição TEAM Mission, com atividades relacionadas ao Trabalho mundial de educação ambiental (Worldwide—Creation Care Specialist/Missionary).