16/05/2018

Conheça Renato Gonçalves, egresso de Administração empreendedor aprovado em mestrado

16.05.2018

O aluno Renato de Souza Gonçalves já conquistou muito em sua vida profissional. Como principal administrador de uma empresa da sua família no ramo de alimentos, ele aplica os conceitos aprendidos no curso de Administração da UniEVANGÉLICA, onde se formou.

Com o crescimento dos negócios, ele resolveu aprimorar seus conhecimentos e se tornou aluno do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas – MEPROS - da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO).

Renato de Souza apresentou o trabalho ‘Análise de perdas através do controle estatístico de processo: estudo de caso em uma indústria de médio porte’, orientado pelo professor Dr. José Elmo de Menezes.

O diretor do curso de Administração da UniEVANGÉLICA, professor Ieso Costa Marques, destacou a conquista do egresso Renato e evidenciou a alegria por ver um ex-aluno da instituição alcançar um patamar de destaque.

“Sempre foi um aluno aplicado, inteligente, com boas notas e muito focado nos estudos. Inicialmente ele buscou aprender competências que pudessem melhorar os negócios da família. A empresa cresceu, ele se profissionalizou e o Renato também demonstrou o desejo de realizar estudos em nível de mestrado. Hoje ele sonha em ser professor de administração”, relatou o professor Ieso.

Para Ieso Costa Marques, diretor do curso de Administração, Renato se tornou um “profissional completo”, com prática de mercado e conhecimento acadêmico. “O Renato é mais um exemplo de sucesso, fruto de um curso superior que preza o currículo acadêmico articulado entre ensino e pesquisa”.

Ieso ainda apresentou as principais características do curso de Administração que contribuem com o desenvolvimento dos alunos: “no curso de Administração as disciplinas acontecem com metodologias inovadoras, que permitem ao aluno desde os primeiros períodos o questionamento crítico dos aspectos que envolvem a gestão das empresas”.

Para seu trabalho, Renato realizou um profundo diagnóstico sobre o processo produtivo da empresa de sua família.

Pesquisa - ‘Análise de perdas através do controle estatístico de processo: estudo de caso em uma indústria de médio porte’

A pesquisa visa analisar as perdas ocorrentes no processo produtivo de uma indústria de alimentos, onde foi utilizado métodos estatísticos na linha de produção dos doces de leite, amendoim e casadinho. O estudo de caso ocorreu na Doçaria Dois Irmãos, localizada em Anápolis estado de Goiás, onde obteve-se todos os dados para a concretização do estudo. Foi utilizado o Sistema Toyota de Produção com algumas ferramentas da gestão da qualidade para identificação e tratamento das perdas.

Os dados foram tratados segundo o Controle Estatístico de Processo, onde se realizou os testes de estabilidade nas etapas do processo produtivo, sendo isto realizado através das cartas de controle. Após se estabilizar o processo produtivo com as intervenções feitas na indústria, foi possível também realizar o teste de capacidade do processo, onde se verificou que algumas etapas do processo não possuem capacidade. Através dos resultados obtidos, foi ainda possível mensurar financeiramente as perdas que vinham ocorrendo na indústria, os ganhos inerentes dos investimentos nas ações de melhoria e o tempo de retorno sobre o investimento realizado.