16/05/2018

UniEVANGÉLICA se torna sede de Associação Internacional

16.05.2018

A partir de maio, a UniEVANGÉLICA será a sede da representação estudantil da ASHRAE (Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado) em Goiás. A ASHRAE é uma instituição internacional presente em mais de 130 países e com mais de 50.000 membros e congrega engenheiros, arquitetos, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação na área de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.

Com a sede na UniEVANGÉLICA, os alunos poderão organizar seminários, palestras, mostras e outras atividades locais, envolvendo as outras unidades associadas em todo mundo e empresas do setor privado.

A ideia, de iniciativa dos professores Roberto Capparelli e Gino Colheirinhas, do curso de Engenharia Mecânica, é dar aos alunos as possibilidade de se articularem local e internacionalmente. “Eles (os alunos) terão acesso às principais normas da área de refrigeração, ar condicionado, eficiência energética, automação, climatização. É um ganho muito bom para os alunos, experimentando na prática e tendo oportunidades de intercambio de informações e networking”, disse professor Roberto.

Além disso, os alunos são os responsáveis por toda estrutura da associação que conta com presidente, vice e tesoureiro, além do estatuto que deve ser seguido por todos os membros, o que também proporciona experiências de gestão e liderança aos estudantes. “O conhecimento é o que o move, e todos vão conseguir mais conhecimento. A ASHRAE vai proporcionar muitos benefícios”, diz Victor Martins Batista, o presidente da ASHRAE Goiás.

Internacional

Além da organização de eventos e articulação entre a academia e o setor privado, existe a possibilidade de parcerias com outras unidades do mundo, as chamadas “irmãs”. E a ASHRAE Goiás já tem o termo assinado com University of California, Davis nos Estados Unidos. Com isso, a UniEVANGÉLICA abre uma porta de colaboração com a universidade americana, visando o intercâmbio e a mobilidade de alunos.

O professor Luiz Eduardo Krüger representou a coordenadora acadêmica do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), profa. Marisa Espíndola, durante a solenidade e colocou o NAI à disposição dos alunos. “Uma associação internacional de alunos dentro do campus da UniEVANGÉLICA mostra que o nosso aluno já entendeu a importância da internacionalização. O NAI tem as portas abertas para auxiliá-los em qualquer questão”, salientou.