14/05/2018
Campus Anápolis

Fórum em Estudos Farmacêuticos debate desenvolvimento do setor

14.05.2018

Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos de Farmácia e o debate em torno de temas ligados ao setor, foi promovido pelo curso o XI Fórum em Estudos Farmacêuticos. A iniciativa foi uma oportunidade de apresentar novidades em campos como o diagnósticos imunológicos em farmácias, que têm dado aos farmacêuticos um leque maior de oportunidades no mercado de trabalho.

Muitos acadêmicos saíram do evento com novas perspectivas e até mudaram o pensamento sobre as possibilidades de trabalho disponíveis para um farmacêutico. Presentes no encontro, o pró-reitor acadêmico, Professor Marcelo Mello, a diretora do curso de Farmácia, professora Janaina Moscato, a coordenadora de Extensão, professora Flávia Villeneuve e demais professores participantes exaltaram seu evento, que se consolidou na instituição e a cada ano surpreende pela riqueza das temáticas abordadas.

A Bioinformática e a Quimioinformática, que sistematiza dados obtidos em pesquisas biológicas em químicas, são utilizadas na indústria farmacêutica para o desenvolvimento de novos compostos e medicamentos. Farmacêuticos especialistas nestas áreas são procuraods pelo mercado e a demanda cresce a cada anos por profissionais qualificados.

E foi justamente no primeiro dia que a diversidade da atuação farmacêutica foi tema do evento, palestra com o farmacêutico Ismael Aureliano Rosa Junior, conselheiro CRF-GO e egresso do curso de Farmácia UniEVANGÉLICA. Uma apresentação cultural promovida no primeiro dia, 15 de maio, abrilhantou o evento.

O mercado de produtos naturais está em alta e os profissionais de Farmácia podem atuar neste ramo. O curso de Farmácia oferece várias disciplinas que abordam este tema. Durante o XI Fórum em Estudos Farmacêuticos, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Josana de Castro falou sobre a 'Bioprospecção de produtos naturais com ênfase no Cerrado brasileiro'.

Os egressos do curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA Me. Gabriel Antônio Nogueira e Me. Ernandes Silva Filho falaram, respectivamente, sobre a 'Validação de limpeza na indústria farmacêutica' e 'Pesquisa de patógeno em alimentos'. E um minicurso sobre vacinas em farmácias foi conduzido pela Profa. Esp. Lívia Dourado Nóbrega Sakai. Ainda foram debatidos a assistência farmacêutica e os desafios da famácia hospitalar.