20/04/2018

UniEVANGÉLICA promove Seminário Meio Ambiente, Direito Cultura e Identidade Indígena

20.04.2018

A UniEVANGÉLICA promoveu no dia 19 de abril o Seminário Meio Ambiente, Direito Cultura e Identidade Indígena, em alusão ao Dia do Indígena, comemorado em todo o país nesta data. O evento foi coordenado pelo UniATENDER e contou com a presença do coordenador Professor Roberto Alves. O coordenador humanitário internacional da instituição, pastor Rocindes Corrêa, e o presidente da Missão Novas Tribos do Brasil, Pr. Edward Luis, também estiveram presentes.

Uma palestra foi realizada pelo professor Carlos Alberto Lacerda Carvalho, que falou sobre a importância de valorização da cultura indígena. O coordenador Professor Roberto Alves, avaliou positivamente o momento para discussão de temas importantes ligados aos índios.

"Nós precisamos entender as especificidades da cultura indígena, para compreendê-la e respeitá-la. Um dos exemplos apresentados pelo professor Carlos Alberto foi o termo correto para denominas esses povos. O correto é indígena, e não índio como estamos acostumados. Índio é um termo etnocêntrico, utilizado pelos descobridores do Brasil, quando este pensavam que estariam chegando à Índia e aportaram no Brasil. De maneira errônea, passaram a chamá-los de índios e isso permaneceu em nossa cultura, infelizmente", explicou Roberto Alves.

O palestrante falou ainda sobre vários temas relacionados aos indígenas, como os direitos desses povos. "Indígena é brasileiro, como todos nós. Temos essa ideia de que os indígenas têm que viver isolados na aldeia, mas isso não é verdade. Eles têm total direito de acesso aos bens de consumo do mundo urbano", acrescentou o professor Roberto Alves.

Ele exaltou ainda o impacto da palestra sobre os acadêmicos presentes no seminário. "Foi um impacto daquilo que é novo. O tema chocou com aquilo que muitos deles imaginavam sobre os indígenas, mas o evento foi uma riqueza de conhecimento para todos os participantes", detalhou. Acadêmicos de Direito, Psicologia, Fisioterapia, Engenharia Mecânica e Civil, Pedagogia, Ciências Contábeis estiveram presentes, aproximadamente 360 alunos.

O Seminário Meio Ambiente, Direito Cultura e Identidade Indígena foi uma parceria da UniMISSÕES, Missão Novas Tribos do Brasil e Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas - NEABI. Foram feitas exposições de artesanatos e demais produtos indígenas e uma exposição cultural foi realizada no Colégio Couto Júnior. Dois mil estudantes das redes pública e privada de Anápolis prestigiaram a programação em alusão ao Dia do Indígena.