10/04/2018

Professor Flávio Martins promove palestra para alunos do Campus Ceres

10.04.2018

Os alunos de Direito do Campus Ceres da UniEVANGÉLICA participaram nesta segunda-feira (10) da palestra Inovações do Direito Constitucional, com o renomado palestrante e estudioso da Constituição Federal Professor Flávio Martins. Ele iniciou sua participação com a célebre frase de Fernando Pessoa: "sê todo em cada coisa".

"Ela é capaz de transformar não só a sua vida, mas a vida dos que estão ao seu redor", destacou sobre a expressão de Fernando Pessoa. Em sua palestra, ele abordou temas polêmicos e recentes e que envolvem uma análise correta da Constituição Federal, como o Direito dos Animais, a execução de penas após condenação em segunda instância - ele usou como exemplo a prisão recente do ex-presidente Lula, o Direito comparado, o papel do Supremo Tribunal Federal e a falta da participação popular na construção de uma constituição.

"O STF não é o único intérprete da constituição", elencou. O professor Flávio Martins detalhou ainda diferenças entre a Constituição Brasileira e Estadunidense. Neste último país, a população teve ampla participação na construção de um sistema de leis acessíveis a todos, o que não foi evidenciado no Brasil.

Sobre esportes envolvendo animais, ele pontuou que, "segundo a nossa Constituição não são crueldade, se decorrem de manifestações culturais". A palestra foi um momento para apresentar uma visão moderna da constituição brasileira e foi importante para que os alunos conhecesse mais sobre a interpretação das leis brasileiras. Os participantes declararam que saíram do evento enriquecidos e que a discussão desses temas é importante para preparar os acadêmicos ao mercado de trabalho.