02/04/2018

Curso de Administração promove mesa redonda sobre Economia e Estado

02.04.2018

O curso de Administração do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA no dia 29 de março uma atividade interdisciplinar em formato de mesa redonda com o tema "Espectro político-ideológico e sua relação com a economia e o Estado".

A mesa de debates contou com a participação dos professores economista Me. Márcio Dourado, e do sociólogo Me. Tiago Meireles, ambos professores do curso de Administração. O evento também teve a participação da professora de Matemática Financeira Esp. Regiane Menezes.

A iniciativo teve ainda a presença de alunos do 2º, 4º e 8º períodos do curso. O professor Tiago Meireles fez uma exposição a partir da Ciência Política e de algumas ferramentas metodológicas para identificação das opiniões políticas dos cidadãos, bem como dos limites e possibilidades de categorias como "esquerda" e "direita" para discutir o cenário político brasileiro em ano eleitoral.

Em seguida, por meio do smartphone, os alunos presentes usaram alguns minutos para responder a um formulário online, que gerou um gráfico bidimensional que situa seu posicionamento em dois eixos: econômico e social. A exposição do professor Márcio Dourado abordou o tema de forma a relacionar o cenário político brasileiro e as dinâmicas econômicas nacional e global. O professor também problematizou a relação do Estado com a iniciativa privada e a influência de tal relação no processo eleitoral.

Os presentes ainda tiveram a oportunidade de apresentar seus questionamentos e impressões sobre os temas abordados. Esta atividade está inserida no conjunto das estratégias que o curso de Administração da UniEVANGÉLICA tem utilizado para fomentar a prática da transdisciplinaridade nos processos de aprendizagem e a formação do aluno como profissional habilitado a compreender a vida social.