22/03/2018

Projeto Conhecendo o Congresso Nacional 2018 é lançado

23.03.2018

Nesta quinta-feira (23), a edição 2018 do Projeto Conhecendo o Congresso Nacional foi lançado na Reitoria do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA. O projeto, que já beneficiou mais de seis mil alunos das mantidas da Associação Educativa Evangélica, tem o objetivo de oferecer a acadêmicos a oportunidade de conhecer os bastidores do poder e os locais onde são tomadas as principais decisões políticas do país.

Desde 2007, quando foi criado o projeto, 188 viagens foram realizadas. Desta vez, alunos de Direito da Faculdade Raízes foram contemplados e tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara dos Deputados, o Senado e pontos turísticos de Brasília. Eles ainda assistiram à sessão de julgamento do Supremo Tribunal Federal em que os ministros decidiram levar a votação o mérito do Habeas Corpus do ex-presidente Lula.

O reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, exaltou esta viagem, que ultrapassa as fronteiras da sala de aula para que os acadêmicos conheçam na prática o funcionamento do Legislativo e Judiciário brasileiros. "Especialmente para vocês, que são alunos de Direito, conhecer a realidade ca Capital Federal é uma experiência enriquecedora e que vai agregar valor e conhecimento à rotina acadêmica", pontuou.

Para o coordenador de Extensão e Ação Comunitária, Professor Fábio Rodrigues, o Projeto Conhecendo o Congresso Nacional é uma iniciativa consolidada na Associação Educativa Evangélica. Ele reforçou que o projeto já beneficiou milhares de acadêmicos. "Estamos muito felizes nesta etapa do projeto. Podemos ver nos olhos dos acadêmicos a motivação em conhecer as esferas de poder e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do Judiciário", destacou.

O professor João Victor Mota Marques Coordenador do Núcleo de Atividades Complementares e Extensão - NACE da Faculdade Raízes, evidenciou que este projeto é uma descoberta para os acadêmicos. "Já tem quatro anos que atuo neste projeto, atuando à frente desta coordenação. E percebo que cada momento de visita é diferente. Hoje, mais do que nunca, a visita é importante pela situação política do país. Nós tivemos a oportunidade de participar no STF da apreciação do Habeas Corpus do ex-presidente Lula", citou.

Elzira Freitas, assessora parlamentar do deputado federal Rubens Otoni, esteve presente durante o lançamento desta ediçao do projeto. Ela exaltou a iniciativa e afirmou que a cada ano este projeto gera bons frutos acadêmicos para os participantes. Durante a visita, os alunos são recebidos pelo deputado, apoiador da iniciativa, no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Evelyn Mariane de Oliveira Santos, estudante do 3º período de Direito, disse que o trabalho é importante para conhecer as estruturas das casas legislativas e do judiciário. "Eu já fui outras vezes com um colégio em que eu estudava. Desta vez estou indo com o professor de Direito Constitucional. Eu espero aprender mais", ressaltou.

Para Luis Felipe da Silva, a vontade de conhecer o Congresso Nacional foi o que o motivou a participar do projeto. "Eu nunca tinha ido", relatou. Para ele, a iniciativa contribui para ampliar o conhecimento e conhecer mais sobre a política brasileira.